Notícias Externas

Tradicional instrumento de percussão tem sua origem associada às mulheres

Derbake, que data de 3600 a.C, fornece uma base rítmica que dá estrutura para toda a música

O derbake é um instrumento de percussão, um membranofone tradicional, considerado um dos instrumentos principais dos conjuntos árabes. Ele é uma espécie de tambor bem semelhante ao djembe do oeste africano. 

O instrumento, que data de 3600 a.C, fornece uma base rítmica que dá estrutura para toda a música. No Egito, o instrumento recebe o nome de tabla e, na Turquia, o nome é darbuka; lá, pode ser encontrado também com uma estrutura diferente do instrumento tradicional.

No Egito, nas décadas de 1910 e 1920, o derbake era presente principalmente na música realizada por mulheres. Mas, após esse período, passou a não ser mais apenas um instrumento feminino e folclórico para fazer parte dos conjuntos musicais de diferentes países da região.

A professora Daniele Garcia, que é mestre em música pela Unesp, falou sobre o derbake e sua relação com as mulheres durante entrevista concedida ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 21.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-21-02-2018.mp3

Outras informações sobre a história do instrumento e sua prática feminina podem ser obtidas no artigo Tras el rastro de la darbuka (disponível em espanhol e em inglês), da jornalista, dançarina e professora de dança árabe Giselle Habibi. 

Derbake: instrumento árabe de percussão
Derbake: instrumento árabe de percussão Foto: Giselle Habibi