Notícias Externas

Trajetória de Tiradentes é contada em biografia

O personagem símbolo da Inconfidência Mineira tem sua história contada pelo jornalista Lucas Figueiredo

Capa do livro
Capa do livro O Tiradentes, de Lucas Figueiredo

O personagem símbolo da Inconfidência Mineira tem sua história contada pelo jornalista Lucas Figueiredo. Em O Tiradentes, o autor explora toda a trajetória do mártir da Inconfidência, desde sua relação com a família, os anos de juventude, seus trabalhos, até seu envolvimento na Conjuração Mineira. Paralelamente a essa biografia de Joaquim José da Silva Xavier, o livro apresenta ainda um retrato vívido de Minas Gerais e do Rio de Janeiro do século XVIII, com seus personagens, acontecimentos e ideais revolucionários. Considerado o principal traidor de Portugal, o dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político, Tiradentes é tido ainda como o patrono cívico do Brasil. Com a obra, Lucas Figueiredo quis desvendar o homem que se esconde por trás do mártir e herói nacional, buscando por uma dimensão mais humana, que foi apagada de sua história.
Para saber mais sobre a vida de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, bem como entender os processos de produção da biografia, o programa Universo Literário conversou com o jornalista e autor do livro. 

Ouça a conversa com Michelle Bruck

A obra foi publicada pela Companhia das Letras e você pode buscar mais sobre ela na página. O livro está as vendas em livrarias físicas e virtuais de todo o país!

Produção: Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória.