Notícias Externas

Transmissão de Guerra dos Mundos no rádio completa 80 anos

Adatação de Orson Welles na rádio CBS se tornou histórica

Orson Welles durante uma transmissão de rádio
Orson Welles durante uma transmissão da rádio CBS. Imagem: Andy Zeigert/Flickr (CC BY-NC-SA 2.0)

Há oitenta anos, diversos americanos ligavam seus aparelhos de rádio para se manterem bem informados sobre o país. Muitos sintonizaram no programa de rádio-teatro The Mercury Theatre on the Air. Naquele 30 de outubro de 1938, o programa contava a história escrita por Herbert George Wells, Guerra dos Mundos. No enredo, uma invasão alienígena ataca a Terra. A forma convincente e bem arquitetada de contar a história fez com que os ouvintes desavisados acreditassem que o ataque fosse real. O programa de rádio espalhou o caos por pelo menos três cidades dos Estados Unidos: sinal da influência do rádio nos anos 30 e seu alto poder de alcance na época.
Sobre os 80 anos transmissão de Guerra dos Mundos no rádio, o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, conversou com o doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, autor da tese "Aproximações entre imaginário, política e discurso científico a partir da obra de H.G.Wells", Alcebíades Diniz Miguel, nessa terça-feira, 30.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Você encontra a tese do professor no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Guerra dos Mundos também está disponível no site do dominiopublico.gov.br

A UFMG Educativa também produziu a sua versão da transmissão da Guerra dos Mundos. Ela foi ao ar antes da entrevista do dia 30 de outubro.

Ouça aqui!

Texto: Danilo Drumond, Gabriela Sorice e Jaiane Souza
Atores: Daniel Silveira, Guilliana Santos e Luiz Fernando Freitas.
Produção: Gabriela Sorice e Jaiane Souza 
Montagem: Breno Rodrigues

Ouça também pílulas que contam outras versões da Guerra dos Mundos em outras rádios pelo mundo. A produção foi feita por Danilo Drumond.

Ouça como foi nos EUA
Ouça como foi no Equador
Ouça como foi no Maranhão

Com produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael