Arte e Cultura

Travessia na Serra do Cipó vai demonstrar como se dá a destruição do cerrado e da mata atlântica

Caminhada é atividade de oficina do Festival de Verão da UFMG

Caminhada na Serra do Cipó: do cerrado à mata atlântica
Caminhada na Serra do Cipó: do cerrado à mata atlântica Arquivo da oficina

Para favorecer a compreensão sobre o desaparecimento da biodiversidade em uma perspectiva geográfica, o professor Bernardo Machado Gontijo, diretor da Estação Ecológica da UFMG, vai ministrar, durante o 11º Festival de Verão da UFMG, a oficina Biodiversidade evanescente em Minas: epicentro de um terremoto ambiental. A oficina, que ocorre na Serra do Cipó, será realizada em dois dias de caminhada, com pernoite em um camping.

Segundo o professor, os participantes poderão estabelecer uma correlação entre os seres vivos e compreender sua organização em biomas, seus espaços originais de vida e a disposição deles na paisagem. “Faremos uma imersão em um bioma pouco alterado e com uma biodiversidade que, infelizmente, está desaparecendo do país. A intenção é que os participantes reconheçam o processo de destruição da natureza em curso”, explica.

O local por onde o grupo vai passar é uma área de confluência de biomas, onde dois deles são hotspots da biodiversidade do planeta. O grupo desenvolverá uma atividade de campo que consistirá em uma travessia na Serra do Cipó, que começa em área de cerrado e termina na mata atlântica, passando pelos campos de altitude. “O cerrado e a mata atlântica são ricos em biodiversidade e endemismos e, ao mesmo tempo, são áreas bastante devastadas. No contato com os dois, identificaremos a origem do terremoto ambiental em que estamos vivendo”, diz Gontijo.

A oficina é destinada a maiores de 18 anos que tenham ensino médio completo e capacidade de realizar uma caminhada longa de dois dias. Eles devem levar calçados e roupas confortáveis e apropriadas para caminhadas e acampamento, chapéu ou boné, mochila, lanterna, máquina fotográfica digital, pen-drive, barraca, colchonete, alimentação suficiente para dois dias, equipamento para preparação de alimentos (fogareiro, panela e talheres), material de segurança e de primeiros socorros e materiais de proteção contra sol e chuva.

As inscrições para as oficinas devem ser efetuadas no site da Fundep. Mais informações sobre as atividades estão disponíveis na página do evento.

Vagas: 25 
Valor: R$ 20
Carga horária: 20 horas 
Data: 20 a 23 de fevereiro 
Horário: 14h às 18h (dias 20 e 23) e das 7h do dia 21 às 19h do dia 22 (Serra do Cipó) 
Local: Haverá transporte gratuito para a Serra do Cipó, com saída do Conservatório UFMG (local de encontro: sala 2) e retorno para o mesmo local.