Arte e Cultura

Trem Tan Tan sobe ao palco do Quarta Doze e Trinta com seu 'sambabilolado'

O grupo Trem Tan Tan, formado por beneficiários do programa de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte, é atração do Quarta Doze e Trinta de amanhã, dia 18, em programação que integra a 4ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.

As músicas do grupo são inspiradas nas experiências dos próprios integrantes, pessoas com sofrimento mental que se valem das canções para denunciar preconceitos e desmitificar ideias associadas à loucura. No espetáculo Sambabilolado e outros tan tans, o grupo se posiciona a favor da liberdade e de uma sociedade sem manicômios.

O show, com entrada franca, começa às 12h30, na Praça de Serviços, campus Pampulha.

Grupo musical Trem Tan Tan
Grupo musical Trem Tan Tan Arquivo do grupo

Trem Tan Tan
Formado por usuários dos centros de convivência Venda Nova e Providência e coordenado pelo músico e poeta Babilak Bah, o grupo recebeu esse nome em referência aos trens que, na década de 80, levavam cidadãos considerados loucos para o manicômio de Barbacena.

Com 13 anos de existência, o grupo milita pela inserção social, pelo resgate da cidadania do cidadão com sofrimento mental e pelo tratamento em liberdade em uma rede de serviços substitutivos ao manicômio. Já gravou os CDs Trem Tan Tan, de 2002, e Sambabilolado, de 2008, além do DVD Sambabilolado e outros tan tans.