Alunos da UFMG participam do Fórum de Governança da Internet, em Genebra

Evento anual reúne representantes de diferentes setores envolvidos no desenvolvimento e aprimoramento da grande rede

Fórum reúne de os criadores aos principais atores atuais da rede mundial de computadores
Fórum reúne dos criadores aos principais atores atuais da rede mundial de computadores Domínio público

Três alunos da Faculdade de Direito da UFMG participam, até esta quinta, 21, da décima segunda edição do Fórum de Governança da Internet (IGF), em Genebra, Suíça. Membros do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris) e do Grupo de Estudos em Internet, Inovação e Propriedade Intelectual (GNet-UFMG), eles integrarão programas que promovem a participação da juventude nos fóruns de debate da Internet.

Kadu Mourão, ao lado de bolsistas do mundo inteiro, compõe a comissão de fellows da Internet Society (Isoc), organização fundada em 1992 por membros da comunidade técnica envolvida com a criação e o desenvolvimento da internet. Davi Teófilo e Pedro Vilela estão entre os brasileiros que representarão o programa Youth@IGF Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do .br (NIC.br).

Os programas Youth@IGF são desenvolvidos para qualificar jovens em assuntos da governança da internet; criar lideranças motivadas a aprender, engajar e atuar regional e internacionalmente; mobilizar comunidades em torno das pautas centrais do IGF; promover parcerias e trocas de experiências. Para isso, os programas da Internet Society e do CGI.br selecionaram jovens entre 18 e 25 anos em processos seletivos que contam com fases de aprimoramento científico, debates e reuniões virtuais.

Os selecionados receberam bolsas integrais para participação no evento. Além disso, tiveram acesso ao programa de troca colaborativa de experiências de liderança (CLX), realizado no dia anterior ao fórum.

Governança na rede
A Governança da Internet é definida como o desenvolvimento e a execução de princípios, normas, regras, procedimentos decisórios e programas compartilhados que delineiam a evolução e o uso da Internet, pelos governos, sociedade civil e iniciativa privada, em seus respectivos papéis.
O IGF
O Fórum de Governança da Internet é reunião anual de representantes de vários setores envolvidos no desenvolvimento e aprimoramento da internet. O seu modelo multisetorial informa e inspira a formulação de políticas, tanto na esfera privada quanto na pública. Dessa forma, governos, ONGs, acadêmicos e empresários trabalham em conjunto para estabelecer padrões de boas práticas e otimizar as oportunidades da internet, assim como lidar com seus riscos e desafios, em nível global.

O Fórum conta com transmissão ao vivo, que pode ser acessada através deste link.