Internacional

Troca de experiências internacionais embasa plano de retomada das atividades na UFMG

DRI consultou instituições dos cinco continentes e recebeu respostas de 121; maioria ainda não definiu como se dará a volta

Estudantes internacionais dos cinco continentes na UFMG
Estudantes dos cinco continentes em atividade de recepção na UFMG antes da pandemiaFoca Lisboa/UFMG

A UFMG deu início ao processo que subsidiará o Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus no planejamento do retorno gradual das atividades em curto, médio e longo prazos. Entre as ações, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) está fazendo uma consulta às instituições de ensino superior (IES) parceiras, localizadas nos cinco continentes, para mapear suas diretrizes de retomada.

A UFMG mantém cooperação internacional com 493 IES de 58 países. Segundo o diretor adjunto de Relações Internacionais, professor Dawisson Belém Lopes, 121 instituições de 31 países já responderam à consulta. Entre elas, 56% ainda não definiram como transcorrerá o segundo período acadêmico do ano de 2020, que se inicia em julho, na Oceania, em agosto, em vários países da América Latina, e em setembro, na maior parte da Europa e da América do Norte.

Em relação à modalidade de retomada, 27% das IES consultadas informaram que voltarão com suas atividades de ensino no segundo período acadêmico de 2020 em bases presenciais ou semipresenciais (isto é, com uma parte das operações ainda ocorrendo remotamente). Apenas 17% das IES parceiras da UFMG farão migrar integralmente as suas atividades de ensino para plataformas on-line ou métodos remotos.

Na avaliação de Dawisson Lopes, que integra o Comitê Permanente de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, “tais definições são fundamentais para uma universidade como a UFMG, que envia anualmente para o exterior algumas centenas de estudantes, professores e pesquisadores”. Ele também destaca “o necessário fortalecimento das redes colaborativas neste momento, para que a troca de experiências entre instituições congêneres possa contribuir para a abertura de novos caminhos da internacionalização do ensino superior e da pesquisa".

Ações da UFMG
Comitês locais e grupos de trabalho estão sendo constituídos na UFMG para realização de diagnósticos, projeção de adaptações em infraestrutura física, elaboração de protocolos sanitários específicos para servidores (docentes e técnico-administrativos), colaboradores e discentes.

Também já começaram as discussões on-line sobre temas relacionados a essa nova fase de enfrentamento da pandemia.  A intenção é apresentar uma visão do que ocorre no país e no mundo e discutir os desafios impostos às relações de trabalho e interpessoais (inclusive no ambiente familiar) e às noções de bem e espaço comuns.

Teresa Sanches