Pesquisa e Inovação

Tutores de cães precisam saber mais sobre conforto animal, revela pesquisa

Programa ‘Aqui tem Ciência’, da Rádio UFMG Educativa, apresenta estudo da Escola de Veterinária sobre o nível de conhecimento da população acerca do bem-estar dos pets

Análise de questionário revelou falta de conhecimento dos tutores sobre o conforto dos animais Foto: Fale Llorente Almansa | Pixabay

O bem-estar animal é um tema de estudo complexo e relativamente novo. Criado na década de 1960, na Inglaterra, esse conceito surgiu para avaliar as condições a que estavam submetidos os animais de criação, aqueles mantidos com objetivos econômicos e para consumo. O conceito engloba as condições físicas e mentais dos animais e serve de base para formular políticas públicas, aplicar leis, nortear acordos, entre outras ações.

Hoje, o conceito se aplica também a outros animais, como os de companhia, mas algumas pessoas desconhecem o assunto e podem causar sofrimento a um animal, mesmo sem intenção. Com essa preocupação, a médica veterinária Gabriela Siano desenvolveu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG. A pesquisa avalia o conhecimento das pessoas sobre bem-estar animal, guarda responsável e maus-tratos a cães.

Com base em um questionário on-line, Gabriela relacionou indicadores sociodemográficos, como gênero, escolaridade e renda dos tutores, que responderam à pesquisa sobre indicadores de bem-estar animal: nutrição, conforto, saúde e comportamento. O grau de conhecimento foi classificado em três níveis: adequado, regular ou irregular. Quando o resultado foi considerado irregular, o animal se enquadrava em uma situação de maus-tratos.

A pesquisa mostrou que a maioria da população tem conhecimento satisfatório sobre o bem-estar animal, com pequenas variações, a depender do gênero do tutor. Nem a escolaridade, nem a renda apresentaram influência significativa na resposta, ou seja, nem sempre a educação formal está relacionada com maior conhecimento sobre esse tema. Por sua vez, o conforto animal foi o indicador de bem-estar que esteve relacionado ao maior número de respostas inadequadas, o que faz supor que esse é o aspecto que a população, em geral, mais desconhece.

Ouça o novo episódio do Aqui tem ciência:

Raio-x da pesquisa

Título: Conhecimento e percepção da população sobre bem-estar animal, guarda responsável e maus-tratos a cães

O que é: dissertação de mestrado que apresenta avaliação do grau de conhecimento da população sobre o bem-estar animal. Para isso, foi aplicado um questionário aos tutores de cães, relacionando indicadores sociodemográficos das pessoas (gênero, escolaridade e renda) com indicadores de bem-estar animal (nutrição, conforto, saúde e comportamento).

Pesquisadora: Gabriela Ferreira Siano

Programa de Pós-graduação: Ciência Animal

Orientadora: Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho

Ano da defesa: 2022

O episódio 136 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Igor Costa e edição de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade.

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.