TV UFMG lança série de vídeos para comemorar seus 20 anos

História e evolução da linguagem audiovisual serão abordadas nas produções

Núcleo de produção audiovisual gerenciado pelo Centro de Comunicação (Cedecom), a TV UFMG comemora, neste ano, duas décadas de sua primeira exibição. Para celebrar a data, será produzida, nos próximos seis meses, série de vídeos sobre a história da emissora e a evolução da linguagem audiovisual e televisiva.

A primeira das seis reportagens, que foi ao ar nesta semana, aborda desde os primórdios da emissora, quando as produções eram voltadas apenas para a televisão, até os dias de hoje, em que o foco são as plataformas virtuais.

As produções da TV UFMG são exibidas pelas redes sociais na internet e pela TV a cabo, no Canal Universitário de Belo Horizonte (12, da NET, e 14 da OiTV). A estreia da emissora foi em 24 de novembro de 1998, com a gravação de seu primeiro programa, o extinto Diálogo possível. A atração era apresentada pela então professora da UFMG Mirian Chrystus, hoje aposentada, e foi ao ar pela primeira vez naquele mesmo ano. Assista ao vídeo inagural da série:

Panorama
De acordo com o Ministério da Educação, existem 63 universidades federais em funcionamento no Brasil, das quais 27 mantêm TVs universitárias, segundo apurou a reportagem junto às instituições. Segundo a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), a TV universitária é aquela produzida por uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, independentemente de o conteúdo ser transmitido por radiodifusão educativa (canal de TV educativa em TV aberta, segundo o Decreto-lei 236, de 28 de fevereiro de 1967), por canal universitário (canal universitário em TV a cabo, de acordo com a Lei 8.977, de 6 de janeiro de 1995) ou por circuito interno, excluindo produções audiovisuais postadas exclusivamente no YouTube ou em outros sites de redes sociais virtuais, por não atenderem ao conceito de grade de programação televisiva.

A série de vídeos comemorativos dos 20 anos da TV UFMG poderá ser acompanhada no Facebook da emissora e em sua página no Portal UFMG.

Vídeo: (série 20 anos da TV UFMG)
Produção: Olívia Rezende e Ruleandson do Carmo
Reportagem: Pablo Nogueira, Renato Paim e Ruleandson do Carmo