Institucional

Documentário da TV UFMG sobre ações afirmativas recebe prêmio de radiodifusão universitária

Produção foi reconhecida durante o 'Congresso de comunicação pública, cidadania e informação', realizado em Natal

Jornalista Soraya Fidélis (de vestido amarelo) recebeu o troféu em nome da TV UFMG
Soraya Fideles (de vestido) recebeu o troféu em nome da TV UFMG Foto: Arquivo pessoal

A TV UFMG conquistou o terceiro lugar no Prêmio Neuza Meller de 2023, de radiodifusão universitária, com o documentário Memórias afirmativas: ações na UFMG, que mostra, de maneira aprofundada e sensível, a trajetória das ações afirmativas na Universidade. 

A produção de 37 minutos entrelaça depoimentos de integrantes da comunidade acadêmica que há duas décadas têm-se dedicado à batalha pela democratização do acesso ao ensino superior. Para a roteirista Ana Fatorelli, coordenadora da TV UFMG, a conquista fortalece o canal e a própria Universidade. "Essa produção audiovisual é resultado de um intenso trabalho de equipe", destacou. 

Idealizadora do documentário, a jornalista Soraya Fideles recebeu a premiação em nome da TV UFMG nesta segunda-feira, dia 16, durante o 2º Congresso de comunicação pública, cidadania e informação, realizado em Natal. Para Soraia, a premiação é "um presente para a TV UFMG, que está prestes a completar 25 anos". As produções Mundo black fortal, da TV Unifor, e Farinhada sergipana, da Rádio UFS, conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares. 

O documentário da TV UFMG reuniu entrevistas de personalidades que desempenharam papéis fundamentais nas ações afirmativas da UFMG, como Nilma Lino Gomes, professora emérita e a primeira coordenadora do Programa de Ações Afirmativas, Rodrigo Ednilson de Jesus, presidente da Comissão de Ações Afirmativas e Inclusão da UFMG, Natalino Neves da Silva, coordenador do Ações Afirmativas e do programa Afirmação na pós, Luiza Datas, coordenadora do Diretório Central de Estudantes (DCE) e do Coletivo Afronte, e Lucia Aparecida, servidora técnico-administrativa do Teatro Universitário.

Homenagem
 A premiação é uma homenagem à memória da jornalista Neuza Meller, servidora da Universidade de Brasília e diretora da UnBTV durante 10 anos. Ela faleceu em 2021, vítima de complicações provocadas pela covid-19. Neuza Meller teve atuação destacada no âmbito da comunicação pública, em defesa da ampliação da relevância e visibilidade dos canais universitários.

Assista ao documentário: 

Produção: Olívia Resende e Soraya Fideles (roteiro, direção e produção); Marcelo Duarte (edição de imagens), Bruno Ihara (videografismo), Angelo Araújo, Lucas Tunes, Ravik Gomes, Samuel do Vale (cinegrafia), Pedro Campos (transporte).

Imagens de arquivo: Cedoc TV UFMG, CULTNE, Ações Afirmativas na FaE, acervos do professor Rodrigo Ednilson e de Lúcia Aparecida