UFBA afirma que universidade brasileira está 'ameaçada por ventos sombrios'

A Universidade Federal da Bahia junta-se à indignação que tomou conta da comunidade acadêmica de todo o país com a condução coercitiva, hoje pela manhã, do reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Jaime Arturo Ramirez, e membros de sua equipe. De polos fundamentais de criação de pensamento, reflexão, debates e produção do conhecimento científico que sempre foram, de centros de formação de cidadãos altamente preparados para o exercício de múltiplas e indispensáveis profissões ao desenvolvimento da vida social, as universidades públicas brasileiras vêm sendo transformadas em lugar de insegurança e medo por quem volta as costas ao caráter especial dessas instituições. E ao negar esse caráter, tenta criminalizá-las pelo mero fato de exercerem suas funções.

As alegadas razões para a chamada condução coercitiva dos dirigentes e ex-dirigentes da UFMG, numa operação claramente abusiva e desnecessária, ironicamente chamada “Esperança Equilibrista”, envolvendo 84 agentes da PF para produzir, dessa forma, uma exposição espetacular de pessoas no exercício de sua função pública, incluem o dado de haver apenas um prédio até agora construído com os recursos destinados ao projeto do Memorial da Anistia. Deliberadamente se desconhece que prédios não são produto acadêmico por excelência, e sim, a construção do conhecimento, a reconstrução histórica, baseadas em estudos, pesquisas, e um quantum de esforço intelectual que não se reduz jamais à métrica do preço do metro quadrado construído nas edificações.

A vida da universidade pública brasileira está em risco. A ideia mesma do que seja uma universidade pública gratuita, de excelência e inclusiva, está ameaçada por ventos sombrios. Sua defesa intransigente é hoje uma exigência para todos nós, membros da comunidade acadêmica e tantos outros brasileiros que, não pertencendo aos quadros da academia, compreendem o sentido, o valor, a absoluta centralidade dessa instituição na construção da esfera pública neste nosso país.