Institucional

UFMG abre celebrações de seus 95 anos

Nesta quarta, dia 8, o 94º aniversário será marcado por entrega da Medalha de Honra UFMG e edição especial do ciclo 'Tempos presentes'

Medalha de Honra UFMG será entregue a 20 ex-alunos
Medalha de Honra UFMG será entregue a 20 ex-alunos Divulgação

No dia 7 de setembro, a UFMG completa 94 anos. Para marcar a data e, ao mesmo tempo, dar início às celebrações do ano 95, a Universidade promove uma programação on-line no dia 8, quarta-feira. Uma solenidade pela manhã terá como ponto alto a entrega da Medalha de Honra UFMG a 20 ex-alunos. À noite, edição especial da série Tempos presentes vai reunir especialistas para abordar, sob perspectivas diversas, o tema O que aprendemos com a pandemia?

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida ressalta a importância de marcar a data do aniversário da UFMG celebrando a contribuição inestimável da Instituição para a sociedade e resgatando as suas muitas histórias por meio da atuação de destaque de vários de seus egressos. “Vamos celebrar a história da UFMG, simbolizada por pessoas que se formaram aqui e aplicaram seus conhecimentos para o bem da sociedade, e enfatizar nossa atuação frente aos enormes desafios de vários tempos, em especial esses gerados pela pandemia de covid-19, que mobiliza pesquisadores e profissionais de todas as áreas”, afirma.

Sandra Goulart enfatiza que, nos dois momentos da programação, a comunidade acadêmica vai comemorar a participação efetiva da UFMG no cotidiano e no desenvolvimento de Belo Horizonte, de Minas Gerais e do Brasil: “Há mais de nove décadas, a Universidade forma profissionais e produz conhecimento que proporciona melhorias na vida das pessoas, interage com outros saberes e se coloca à disposição da sociedade para atender suas demandas, enfrentando os desafios de nosso tempo com altivez e esperança por dias melhores”.

Medalha
A partir das 10h, com transmissão pelo YouTube, Sandra Goulart e o vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, estarão acompanhados, on-line, de reitores de gestões anteriores e diretores de unidades. Os ex-alunos homenageados (veja a relação ao final deste texto) foram indicados pelas congregações das unidades acadêmicas e pela reitora. A entrega da Medalha de Honra será simbólica, na reunião virtual, e, em momento oportuno, os ex-alunos receberão a Medalha, um certificado e uma roseta de lapela.

A Medalha de Honra UFMG, instituída pela Portaria nº 2.048/2000, é “concedida a ex-alunos que se tenham distinguido por contribuições relevantes à sociedade em geral”. A outorga ocorre uma vez a cada Reitorado. A condecoração é feita a pessoas que tenham concluído graduação, mestrado ou doutorado na UFMG e que não estejam, à época da indicação, vinculadas à Instituição. A trajetória profissional e os serviços prestados à comunidade não precisam estar relacionados à área de conhecimento na qual se insere o curso feito pelo homenageado. Nesta edição da Medalha de Honra, 17 ex-alunos foram indicados por unidades, e três, pela reitora.

Lições da pandemia
Às 18h, terá início o encontro da série Tempos presentes. As professoras Ana Gomes, da Faculdade de Educação, Heloísa Starling, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, e o professor João Trindade Marques, do Instituto de Ciências Biológicas, abordarão o tema O que aprendemos com a pandemia?. Cada um deles fará uma exposição de até 20 minutos, e a moderação ficará a cargo da reitora Sandra Goulart Almeida.

O ciclo de conferências Tempos presentes, organizado pela UFMG desde 2019, tem o intuito de contribuir para pensar a Universidade e a nossa época. De acordo com o texto que apresenta a série, a ideia é “aportar conhecimento, reflexão e questionamento, que se fazem indispensáveis para a reconstrução da noção de História como tradução da vontade humana de orientar sua existência pela utopia de um futuro digno de ser sonhado".

Ana Maria Rabelo Gomes atua com ênfase em antropologia e educação, sobretudo nos temas educação indígena, cultura e escolarização, aprendizagem e cultura, ecologia de práticas e cosmopolítica. Ela cursou o doutorado em Educação na Universidade de Bolonha (Itália) e fez estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, da UFRJ.

Heloisa Murgel Starling, vinculada ao Departamento de História da Fafich, atua na área de ciência política e suas relações com história, república, Brasil, canção popular e questão agrária. Cursou graduação em história e mestrado em ciência política na UFMG, e doutorado em ciência política (ciência política e sociologia) no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Coordena a coleção Arquivos da Repressão no Brasil, da Companhia das Letras.

João Trindade Marques é professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB. Atua nas áreas de imunologia e microbiologia, com foco principal no papel de RNAs não codificantes e vias de RNA de interferência na interação vírus-hospedeiro em modelos invertebrados como o mosquito Aedes aegypti e a mosca Drosophila melanogaster. Graduou-se no ICB, onde também cursou mestrado e doutorado em microbiologia. Fez estudos de pós-doutorado na Cleveland Clinic e na Northwestern University de Chicago, ambas nos EUA.

Medalha de Honra UFMG, 2021

Indicações das Unidades

Andersen Viana – Escola de Música
Graduado em Composição (Bacharelado), 1992

Cleide Aparecida Fernandes – Escola de Ciência da Informação
Graduada em Biblioteconomia, 2004

Daniele Lopes Leal – Faculdade de Odontologia
Mestre (2013) e doutora (2017) em Odontologia

Fernando Guadalupe dos Santos Lins Brandão – Instituto de Ciências Exatas
Graduado (2004) e mestre (2005) em Física

Francisco Antônio Lobo Leite (Chico Lobo) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Graduado em Educação Física, 2004

Guilherme Gontijo Flores – Faculdade de Letras
Mestre em Estudos Literários, 2007

Jackson Machado Pinto – Faculdade de Medicina
Graduado em Medicina, 1978, e mestre em Dermatologia, 1991

João Castilho – Escola de Belas Artes
Mestre em Artes e Tecnologia da Imagem, 2010

Maria Mazzarello Rodrigues – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Graduada em Jornalismo, 1966

Mariana Xavier Byndless – Escola de Veterinária
Graduada em Medicina Veterinária, 2007, mestre (2009) e doutora (2013) em Ciência Animal (cursa residência pós-doutoral na UFMG)

Mario Neto Borges – Escola de Engenharia
Mestre em Engenharia Elétrica, 1985

Meiruze Souza Freitas – Faculdade de Farmácia
Graduada em Farmácia (Análises Clínicas), 2000

Naiane Dias Nunes – Faculdade de Educação
Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, 2016, mestre em Educação e Docência, 2019

Paulo Antônio de Carvalho – Faculdade de Direito
Bacharel em Direito, 1970

Paulo de Tarso Amorim Castro – Instituto de Geociências
Graduado em Geologia, 1981

Wanderson Kleber de Oliveira – Escola de Enfermagem
Graduado em Enfermagem, 1997

Zélia Maria Profeta da Luz – Instituto de Ciências Biológicas
Graduado em Farmácia, 1986, doutor em Parasitologia, 2003

Indicações da reitora

Ana Martins Marques
Graduada em Letras (licenciatura), 2000, e mestre em Estudos Literários, 2003

Ivair Gontijo
Graduado (1985) e mestre (1990) em Física

Teuda Magalhães Fernandes (Teuda Bara)
Graduada em Ciências Sociais (Antropologia), 1974

Itamar Rigueira Jr.