UFMG abre chamada para estudantes interessados em auxílios manutenção e moradia

Objetivo é organizar o fluxo de atendimento a ingressantes no segundo período letivo que ainda não sejam beneficiários dos programas de assistência

Moradia Universitária Ouro Preto I
Moradia Universitária Ouro Preto I: política de permanência e assistência estudantil tem o objetivo de ajudar estudantes vulneráveis a concluírem os estudosRaíssa César | UFMG

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) recebem, a partir desta sexta-feira, 22, até o dia 31 de outubro, inscrições para chamada do Programa UFMG Meu Lugar, destinada a estudantes interessados nos programas de auxílio financeiro que compõem a política de assistência estudantil da Universidade. Para se inscrever, o estudante deve registrar seu interesse no Sinae/Fump, na Área do Aluno. O resultado será divulgado no dia 3 de novembro, na página da Prae e no portal da Fump.

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, a chamada vai ao encontro dos esforços da UFMG para garantir que os estudantes tenham acesso ao ensino superior. "Temos procurado garantir o direito de estudantes a auxílios diversos para que eles possam não apenas entrar, mas permanecer na Universidade, concluindo o percurso que vai desde a matrícula até o diploma. Neste ano, já lançamos chamadas diversas, como a de inclusão digital, que visava o empréstimo de equipamentos e o acesso à internet, e o auxílio transporte, para que os estudantes retornem a Belo Horizonte e a Montes Claros, visto que iniciamos o ensino em regime híbrido", conta.

Avaliação socioeconômica
A finalidade da nova chamada é organizar o fluxo de atendimento a estudantes matriculados e frequentes em cursos de graduação presencial que ingressaram na UFMG no segundo período de 2021, com avaliação socioeconômica ativa e que ainda não sejam beneficiários dos programas de assistência estudantil da Universidade.

Os estudantes interessados, que ainda não estejam incluídos na política de permanência e assistência estudantil da UFMG, deverão, primeiramente, solicitar a avaliação socioeconômica. Esse processo, on-line, deve ser concluído até domingo, 24 de outubro, por meio do preenchimento de questionário e envio da documentação solicitada.

Após a divulgação do resultado, os estudantes selecionados participarão de entrevista virtual com assistente social para acompanhamento e liberação dos auxílios no período de 8 a 19 de novembro.

Outras informações sobre prazos e valores dos auxílios estão constam da chamada