Institucional

UFMG abre nesta quarta ciclo 'Tempos presentes'

No seminário inaugural, professor João Antonio de Paula vai falar sobre a universidade e os desafios da construção democrática

João Antonio de Paula: crises
João Antonio de Paula: Brasil vive crise com sinais de retrocessoFoca Lisboa / UFMG

É tempo de fenômenos surpreendentes, nos diversos campos, aqui e mundo afora. São questões urgentes, que desafiam o pensamento e põem valores em xeque. A UFMG quer trazer esses temas para o debate e vai inaugurar, nesta quarta-feira, 27 de março, a partir das 19h, o ciclo de conferências e seminários Tempos presentes. O projeto receberá pensadores vinculados à Universidade e a outras instituições, do Brasil e do exterior.

O evento inaugural, que terá lugar no auditório 104 do CAD 2, campus Pampulha, será conduzido pelo professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, que vai falar sobre A universidade e os desafios da construção democrática. A conferência integra a primeira edição, em 2019, das Atividades Acadêmicas Complementares. No dia 11 de abril, o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, vai prosseguir com a temática, tratando de perspectivas de atuação da universidade pública.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida destaca que o objetivo do ciclo é abordar questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação. “Queremos tratar de temas fundamentais que vão da ciência e tecnologia à construção democrática, envolvendo as comunidades interna e externa”, afirma.

Esgotamento
João Antonio antecipa que vai basear sua apresentação desta quarta em questões distintas entre si, mas que, segundo ele, devem ser tratadas de forma articulada. Ele lembra que o mundo vive crises profundas e tem enorme dificuldade de superá-las, uma vez que estão esgotados os modos tradicionais de fazer política. O Brasil, por sua vez, passa por sua própria crise, “como nunca vimos”, marcada por “sinais evidentes de retrocesso”.

A edição de Tempos presentes do dia 27 integra o calendário de Atividades Complementares do turno noturno. Todas as conferências do ciclo (façam parte ou não desse calendário) receberão inscrições, opcionais, dos alunos de graduação por meio do sistema de eventos da Prograd. Mediante assinatura na lista de presença, os estudantes terão direito a certificado e poderão solicitar a validação de créditos em seus cursos. Os eventos são abertos também à comunidade, sem necessidade de inscrição.

Matéria publicada na edição 2051 do Boletim UFMG traz mais detalhes da iniciativa, inspirada nos ciclos Sentimentos do mundo e Desafios contemporâneos, realizados em anos recentes.