Formas de Ingresso

UFMG abre processo para ocupação de vagas remanescentes na graduação

Vagas são para a modalidade de reopção; pedidos serão recebidos de 28 a 30 de setembro

Escola de Música oferece 16 vagas para reopção de matrícula
Escola de Música oferece 16 vagas em 11 opções de formaçãoFoca Lisboa / UFMG

De 28 a 30 de setembro, a UFMG receberá pedidos de reopção de matrícula para preenchimento de vagas remanescentes em seus cursos de graduação referentes ao primeiro semestre de 2020. Há 1.553 vagas em Belo Horizonte e 112 em Montes Claros. Podem participar do processo os estudantes que querem trocar de curso, desde que estejam regularmente matriculados e tenham sido admitidos por concurso vestibular ou pelo Sisu/UFMG, entre outros critérios.

O estudante que ainda não estiver cadastrado como usuário externo do Sistema Eletrônico de Informação da UFMG (SEI) deverá fazer o procedimento até segunda, 28 de setembro.

O estudante já cadastrado e os novos cadastrados deverão efetuar o login no sistema para requerer formulário próprio de reopção e protocolá-lo junto com a documentação exigida, no período de 28 a 30 de setembro de 2020.

Consulta
Ainda de acordo com o regulamento do processo, divulgado nesta terça-feira, dia 22, pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), é recomendado que o candidato, antes de formalizar o pedido de reopção, consulte os coordenadores dos cursos de origem e de destino para dar ciência de sua intenção e obter informações para orientar sua decisão.

Além do regulamento, da Resolução Complementar nº 01/2018  e da Resolução nº 14/2018, ambas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), cada colegiado de curso tem seu próprio regulamento, que pode incluir a realização de provas específicas e/ou entrevistas como critérios para seleção e classificação dos candidatos.

As vagas remanescentes do primeiro período letivo serão preenchidas no segundo período letivo, que terá início em 30 de novembro de 2020, conforme calendário acadêmico. Veja o quadro.

A modalidade
A  reopção é uma modalidade de preenchimento de vagas remanescentes destinada ao estudante da UFMG interessado em migrar para outro curso de graduação da Universidade, desde que haja disponibilidade de vagas para essa modalidade e condições necessárias exigidas para seu preenchimento. A reopção pode ser concedida uma única vez durante a permanência do discente na UFMG.