Institucional

UFMG adia procedimentos do calendário acadêmico por tempo indeterminado

Decisão alcança 12 processos, incluindo registro e matrícula e trancamento parcial e total de matrículas

Estudantes na entrada do prédio da Face, no campus Pampulha:
Estudantes na entrada do prédio da Face: vida acadêmica ajustada à nova realidadeFoca Lisboa / UFMG

Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG.  A comunicação foi feita pela reitora Sandra Regina Goulart de Almeida por meio do ofício circular 6/2020 encaminhado a diretores de unidades acadêmicas, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação e estudantes.  

A decisão, que vigora desde quarta-feira, 1º de abril, foi tomada em razão da suspensão das aulas por tempo indeterminado provocada pela necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19.  "Em razão das alterações que tivemos que implementar para colaborar com a redução da curva de transmissão do novo coronavírus, muitas mudanças foram feitas. As aulas foram suspensas, e várias datas-limite e períodos de procedimentos acadêmicos ficaram comprometidos. É preciso que neste momento tenhamos a serenidade necessária para lidar como essa situação inédita, que vai requerer de nós uma atuação intensa, dia a dia”, afirma o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

O vice-reitor explica que o ofício circular, divulgado na noite desta quarta-feira, procura tranquilizar a comunidade acadêmica. “Nenhum discente, da graduação ou da pós-graduação, será prejudicado. Estamos trabalhando para ajustar a vida universitária à nova realidade e desejamos que nossa comunidade fique bem. Tão logo as aulas sejam retomadas, novos prazos serão restabelecidos", garante Alessandro Moreira.

Ao todo, 12 procedimentos estão suspensos. Leia a íntegra do ofício em formato PDF.