Notícias Externas

UFMG apoia campanhas em favor das vítimas das enchentes no RS

Iniciativas são da FundMed, ligada à UFCSPA, e da Fundep, que gerencia projetos da UFSM; Hospital das Clínicas e BH-TEC estão recolhendo donativos

Imagem de satélite mostra a capital Porto Alegre debaixo d´água

A UFMG está apoiando duas campanhas de arrecadação de recursos financeiros deflagradas por universidades federais gaúchas e fundações de apoio em favor das vítimas da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul nos últimos dias. As chuvas desencadearam enchentes devastadoras em diversas regiões do estado e deixaram 232 mil pessoas – desabrigadas e desalojadas – em condições de extrema vulnerabilidade. Cerca de 1,5 milhão de gaúchos que residem em 85% dos municípios do Estado foram afetados pelo desastre.

Uma das ações, de iniciativa da Fundep, é a abertura de uma conta exclusiva para receber doações financeiras em favor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), referência para 40 municípios gaúchos. Desde 2021, a Fundação de Apoio da UFMG também oferece suporte a projetos de ensino, pesquisa e extensão da instituição, que criou uma grande rede de solidariedade. Enquanto somam suas próprias perdas – a UFSM registrou danos no acervo dos livros de sua editora e de documentos institucionais –, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes estão contribuindo com a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul.

Doações podem ser feitas em conta ou via Pix
Doações podem ser feitas em conta corrente ou via Pix Imagem: Fundep

Os interessados em colaborar podem fazer doações de qualquer valor para a conta corrente 963.747-8, aberta no Banco do Brasil (agência 1.615-2). Contribuições via Pix podem ser feitas por meio do QR Code exibido na imagem ao lado. A prestação de contas da campanha ficará disponível no site da Fundep.

A outra iniciativa de arrecadação de recursos foi lançada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed). As doações em dinheiro podem ser feitas para o Pix 94.391.901/0001-03 (CNPJ) ou por meio de depósito na conta 88148-2 (Banco 748 – Sicredi), em nome da Fundação Médica (FundMed). A página da Fundação vai exibir a prestação de contas da campanha, que, até o fim da tarde desta quinta-feira, dia 9, já havia arrecadado cerca de R$ 60 mil.

A FundMed faz a gestão administrativa e financeira de projetos desenvolvidos na própria UFCSPA, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Hospital das Clínicas de Porto Alegre e em hospitais universitários da Rede Ebserh.

Donativos
Em outra frente, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) estão arrecadando donativos para as vítimas das enchentes.

No HC, as doações podem ser entregues, até o dia 14 de maio, na Unidade de Comunicação (1º andar, ala sul do prédio principal) ou depositadas nas caixas instaladas no hall de entrada do prédio principal da unidade hospitalar (Avenida Professor Alfredo Balena, 110, campus Saúde). A organização da campanha recomenda que as doações sejam separadas e identificadas –  especialmente calçados, roupas e agasalhos, que devem estar em boas condições de uso.

Entre os itens sugeridos, estão água, leite, leite em pó, cobertores, mantas, fraldas (adulto e infantil), copos, pratos, talheres descartáveis, ração para pets, roupas de cama, toalhas de banho, sacos de lixo, material de limpeza seco, produtos de higiene pessoal (sabonetes, pasta e escova de dente, absorvente e papel higiênico), mamadeiras e chupetas para bebês, calçados, roupas íntimas (cuecas, calcinhas e sutiã novos) e roupas, em especial agasalhos (as peças devem ser separados segundo as categorias feminino, masculino e infantil). O HC ficará encarregado de providenciar o envio das doações.

Outro ponto de coleta foi montado no Hub de Inovação do BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, bairro Engenho Nogueira). As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 17h. Estão sendo recebidos alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos e cobertores. Além da comunidade do BH-TEC, os moradores da região também poderão recorrer ao posto de coleta para demonstrar sua solidariedade ao povo gaúcho. A equipe do BH-TEC vai transportar as doações até o aeroporto da Pampulha, de onde serão encaminhadas para o Rio Grande do Sul.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida avalia que é momento de toda a sociedade brasileira se unir para ajudar no socorro às vítimas e na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. “Nossas instituições estão tomando frente de iniciativas que precisam ser apoiadas pelas comunidades de todas as universidades federais. Esse é o papel que se espera de uma instituição pública comprometida com a solução dos problemas de nossa sociedade”, afirma a reitora.

Números da tragédia
Até o início da tarde desta quinta-feira, o Rio Grande do Sul havia registrado 107 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

O número de óbitos pode aumentar ainda mais nos próximos dias, pois há 136 desaparecidos, além de 374 feridos.  De acordo com a Defesa Civil, há 67 mil desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 165 mil desalojados. Há ao menos 379 mil pontos sem energia e 452 mil sem água. A tragédia afeta 428 municípios gaúchos.

Moradores tentam se deslocar em rua no centro de Porto Alegre coberta pelas águas
Moradores se deslocam em rua do centro de Porto Alegre coberta pelas águas Foto: Gustavo Mansur | Palácio Piratini | Fotos Públicas