Notícias Externas

UFMG apoia campanha solidária em favor das vítimas das enchentes na Bahia

Iniciativa capitaneada pela UFSB está arrecadando recursos financeiros, equipamentos médicos e medicamentos

Bombeiros e PM resgatam pacientes do Hospital Costa do Cacau para Ilhéus-BA
Bombeiros e PM resgatam pacientes do Hospital Costa do Cacau, no Sul da BahiaCamila Souza|GOVBA

O volume de chuvas que atingiu o Sul e Extremo Sul do estado da Bahia já superou em seis vezes o estimado para o mês, conforme a estação meteorológica de Ondina. Os mais de 355 milímetros de chuvas que caíram sobre o território baiano (frente aos 58 mm previstos) causaram a morte de 18 pessoas e deixaram 430 mil desabrigadas em 78 municípios. E a previsão para os próximos dias é ainda de mais chuvas.

Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade às vítimas das enchentes, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) lançou a campanha solidária SOS Sul da Bahia, que conta com apoio das demais universidades federais, órgãos públicos, entidades da sociedade civil organizada e da própria população. “A UFSB quer atuar como parceira na busca por contribuições em nível nacional e conta com o apoio da rede de universidades federais brasileiras neste momento de dor, luto e sofrimento”, explica a reitora da instituição, professora Joana Guimarães.

Para a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, as universidades devem se unir em favor de comunidades "que precisam de nossa solidariedade para se reerguer nesse momento de grande dificuldade”.  Ela ressalta que Minas Gerais já vivenciou tragédias como essa em anos recentes e sempre contou com a solidariedade de moradores de outros estados. “É hora de fazermos o mesmo pelo povo baiano, sempre tão caloroso e generoso”, defende.

Doações
As doações em dinheiro podem ser feitas via Fapex, em conta do Banco do Brasil (agência 3832-6, conta 37.472-5, CNPJ 14645162/0001-91).

A UFSB também está recebendo donativos materiais (equipamentos de saúde e medicamentos) no prédio da Reitoria (Praça José Bastos, s/n, antigo Fórum Rui Barbosa), das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.