UFMG assina acordo de colaboração com a Universidade Renmin, da China

Cerimônia realizada nesta quinta marcou o lançamento de um instituto de pesquisas conjuntas

O diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Tuffi Saliba, o mestre de cerimônias chinês,  Liu Wei, o presidente da Universidade Renmin, Liu Yuanchun, e a reitora Sandra Goulart Almeida, durante a assinatura do acordo
O diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Tuffi Saliba, o mestre de cerimônias chinês, Liu Wei, a reitora Sandra Goulart Almeida, e o presidente da Universidade Renmin, Liu Yuanchun, durante a assinatura do acordo Reprodução de tela: Raphaella Dias | UFMG

Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a UFMG e a Universidade Renmin da China (RUC) assinaram um acordo de colaboração que prevê parcerias em estudos e intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

A cooperação teve início no âmbito da rede Worldwide Universities Network (WUN), da qual ambas as instituições fazem parte. Posteriormente, o professor da RUC, Liu Jinlong, participou como palestrante da 2ª Conferência de Humanidades, que ocorreu na UFMG em 2019. Naquela ocasião, teve início o diálogo entre a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a universidade chinesa, que culminou com a assinatura do documento que lança um instituto de pesquisas conjuntas das duas instituições.

Segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a formalização da colaboração entre as duas universidades no momento em que ocorre uma pandemia global ressalta a importância de se viabilizar parcerias internacionais na área da pesquisa. “Temos um laço antigo e proveitoso com a Universidade Renmin da China, com quem já publicamos a coleção Desafios Globais. Também já tivemos professores da RUC ministrando disciplinas na UFMG. Nossa expectativa é que o centro de pesquisas nos possibilite criar novas vertentes de colaboração entre as duas instituições”, disse.

O presidente da Universidade Renmin da China, Liu Yuanchun, destacou que o interesse em colaborar com a universidade brasileira está relacionado aos problemas comuns enfrentados pelos dois países em desenvolvimento. Segundo ele, as instituições poderão desenvolver uma plataforma de trocas tecnológicas de alto nível, visando ao enfrentamento das mudanças climáticas e da desigualdade no Brasil e na China.

“Os problemas globais e a desigualdade são desafios que enfrentamos há muito tempo. O desenvolvimento econômico precisa estar associado ao desenvolvimento social e ecológico. A sociedade precisa estar à frente dessas transformações, e isso ocorre por meio das universidades. Acredito que esse tipo de cooperação é essencial para que possamos desenvolver soluções para os desafios enfrentados em nossos países, garantindo o desenvolvimento econômico sustentável", afirmou Yuanchun.

Conferência internacional
A cerimônia de assinatura do Acordo de Colaboração entre UFMG e Universidade Renmin da China integrou a programação da Conferência internacional sobre mudança climática, meio ambiente e desenvolvimento no Brasil e na China, evento on-line organizado pelas duas instituições e que termina amanhã.

A conferência foi idealizada para o compartilhamento de experiências que associam questões ambientais e desenvolvimento na China e na América do Sul, além da discussão de formas de lidar com os desafios enfrentados, como pesquisa colaborativa e intercâmbio de grupos de reflexão. A abertura da conferência teve a participação da senadora Kátia Abreu, membro do Grupo Parlamentar Brasil-China e ex-ministra da Agricultura. Segundo ela, a parceria entre a UFMG e a Universidade Renmin é importante para o desenvolvimento agrícola e sustentável de Brasil e China.

Kátia Abreu: parcerias geram desenvolvimento sustentável
Kátia Abreu: parcerias geram desenvolvimento sustentável Reprodução de tela: Luana Macieira | UFMG

“Nos últimos 40 anos, o mundo testemunhou grandes conquistas do agronegócio, especialmente no que se refere ao aumento da produtividade. São inúmeros os desafios para combater as mudanças climáticas sem deixar de produzir. A China tem um grande programa de reflorestamento e caminha para liderar a transição energética para fontes renováveis nas próximas décadas. Não existe agricultura sem tecnologia. O estabelecimento de parcerias contribui para o desenvolvimento sustentável, principalmente depois dos compromissos firmados na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26)”, disse a senadora.

A Conferência internacional sobre mudança climática, meio ambiente e desenvolvimento no Brasil e na China está sendo transmitida pelo canal da DRI no YouTube. A programação de amanhã, 26, terá início às 9h. Outras informações estão disponíveis na página da DRI.

Luana Macieira