Internacional

UFMG assina acordo de cooperação com universidade russa dedicada a idiomas e linguística

Primeiro efeito do acordo será o intercâmbio de estudantes

Sandra Goulart Almeida recebeu delegação e universidade da Rússia
Sandra Goulart Almeida recebeu delegação de universidade da Rússia Foto: Foca Lisboa | UFMG

A UFMG recebeu nesta sexta-feira, 24, a visita de delegação da Moscow State Linguistic University (MSLU). As reitoras da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e da instituição russa, Irina Kraeva, assinaram acordo de cooperação.

O primeiro efeito do acordo será o intercâmbio de estudantes, e já se planeja também a mobilidade de professores e a vinda de jovens doutores para ministrar cursos de língua e literatura russas.

A delegação teve encontros com o professor de russo João Pedro Marques e a professora de Linguística Adriana Pagano, ambos da Faculdade de Letras.

Fundada em 1930, a MSLU tem curso de 39 idiomas, e há 60 anos ensina português. Hoje, mais de 100 pessoas frequentam a formação em língua portuguesa. Um dos objetos de pesquisa de maior destaque na universidade russa é a tradução automática.

O grupo de visitantes era formado ainda pela pró-reitora de Pesquisa, Olga Iriskhanova, pela chefe de Relações Internacionais, Irina Shokina, e pela cônsul honorária da Rússia em Belo Horizonte, Carolina Bernardes Machado. Elas foram recebidas pelo diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Saliba, pela diretora adjunta, Bárbara Orfanó, e por representantes das áreas de Letras, Educação e Ciência da Informação.