UFMG assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Iniciativas do Ministério Público, com apoio de outros órgãos públicos, buscam estimular municípios a aumentar as taxas de imunização

A diretora Alamanda Kfoury
A diretora Alamanda Kfoury assinou o documento pela UFMG: boas práticas de saúdeFoto: Faculdade de Medicina da UFMG

A UFMG é uma das signatárias do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (MP). A cerimônia de assinatura foi realizada nesta quarta-feira, dia 19, na Faculdade de Medicina e reuniu autoridades do governo de Minas Gerais, do Ministério Público do estado e da própria Universidade.

Pela UFMG, o documento recebeu a assinatura da diretora da Faculdade, professora Alamanda Kfoury. O governador Romeu Zema, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e a reitora Sandra Regina Goulart Almeida participaram da solenidade.

Zema abordou o papel da ciência e a busca de formas democráticas de ampliar a adesão às campanhas de vacinação. “As pessoas da minha época se lembram das campanhas de meningite e poliomielite, com grandes avanços. Como em toda democracia, surgiram grupos contrários, mas a ciência deve prevalecer”, disse o governador, que parabenizou a iniciativa do MP. “Temos condições de avançar com diálogo e conscientização", acrescentou.

A reitora Sandra Goulart destacou que a defesa da vacinação é um aspecto importante para a Universidade. “A primeira vacina 100% brasileira é da UFMG, é mineira. Somos uma universidade federal fortemente vinculada ao estado tanto pelas unidades no interior quanto por iniciativas como o Internato Rural”, disse ela, em referência ao estágio em saúde coletiva dos alunos de Medicina.

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: defesa da vacinaçãoFoto: Faculdade de Medicina da UFMG

Educação
A diretora Alamanda Kfoury reforçou o papel das instituições de ensino nessa corrente. “Tudo começa com a educação. É nosso papel promover as boas práticas de saúde, como a vacinação, que evita doenças preveníveis. Sempre estivemos na vanguarda com pesquisas, incluindo vacinas, e estamos felizes em aderir a essa campanha”, celebrou a diretora.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma ação do Conselho Nacional do MP capitaneada por sua Comissão da Saúde. A iniciativa foi lançada em novembro de 2022, com o propósito de estimular a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

Além de marcar o ingresso da UFMG no Pacto, a cerimônia de hoje contou com o lançamento da campanha #BoraVacinar e do selo Bora vacinar, concedido a municípios mineiros que alcançaram as metas de vacinação de crianças de zero a dois anos de idade. Nesta quarta-feira, 286 municípios – divididos entre as categorias Ouro e Prata – foram certificados.

Para o procurador-geral, Jarbas Soares Júnior, o MP deve trabalhar com inteligência e sabedoria na fiscalização dos órgãos públicos e no apoio à saúde pública. “Buscamos resolver conflitos de maneira extrajudicial, como nesse caso, com atuação conjunta que visa reverter a queda das coberturas vacinais. É uma realidade grave, que não pode ser aceita pelas instituições públicas. Devemos potencializar esforços nessa luta”, defendeu.

Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina