UFMG celebra dia de luta pela democracia brasileira
Evento on-line nesta quinta, 5, homenageia os 35 anos de promulgação da Constituição
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), juntamente com outras entidades científicas e da sociedade civil, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), acaba de instituir o Dia de luta pela democracia brasileira.
A data, que a partir deste ano será celebrada sempre no dia 5 de outubro, foi escolhida porque esse é o dia da promulgação da Constituição de 1988. A data comemorativa vai ao encontro dos esforços da Andifes e das instituições de ensino públicas para educar os mais jovens para incorporar os valores da democracia e para firmar um posicionamento de repúdio à ditadura, à censura e à tortura.
Constituição cidadã
Na primeira edição do Dia de luta pela democracia brasileira, as instituições federais de ensino promoverão mesas-redondas, conferências, simpósios e minicursos. Na UFMG, a programação, intitulada 35 anos de constituição cidadã: UFMG em defesa da democracia, terá início às 11h e será transmitida on-line, com participação dos professores da Fafich Ernesto Perini (Filosofia), Geane Alzamora (Comunicação) e Lucas Rezende (Ciência Política), da Faculdade de Direito, Marco Antônio Sousa Alves, e ainda Carlos Alberto Ávila e Fábia Lima, ambos vinculados ao Programa UFMG de Formação Cidadã.
À tarde, a partir das 14h, a Andifes realizará mesa-redonda sobre o tema, que será transmitida em seu canal no YouTube.