UFMG cria Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital

Órgão auxiliar da Reitoria será responsável por promover ações nas duas áreas

A área de educação a distância deve ser fortemente impactada pela IA
Propor discussões para a definição de uma política de educação a distância e educação digital na UFMG é uma das principais metas da nova diretoriaFoto: Imagem de tonodiaz no Freepik

Propor políticas e promover ações de educação a distância e de educação digital na UFMG são os principais objetivos da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd/UFMG). Criada em abril, como órgão auxiliar da Reitoria, a nova diretoria sucede ao Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), responsável por apoiar a oferta de cursos na modalidade EaD na Universidade.

“Com a alteração de centro para diretoria, ampliamos nosso escopo de atuação, passando a assumir também as ações relacionadas à educação digital, conforme as diretrizes da Política Nacional de Educação Digital, instituída no ano passado pelo governo federal”, explica a professora Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, diretora de Educação a Distância e Educação Digital da UFMG.

A diretoria vai viabilizar a oferta de cursos de graduação e de especialização a distância, independentemente de fomento externo. Atualmente, as formações apoiadas pelo Caed são fomentadas pelo programa Universidade Aberta do Brasil, da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/Capes), pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais ou por projetos de extensão.

Para alcançar esses objetivos, a Dedd reorganizou os setores que compunham o Caed em três grandes divisões, conforme o tipo de apoio prestado: Administrativo, para a gestão interna da unidade e suporte aos cursos; Pedagógico, para o planejamento dos cursos e outros aspectos didáticos, e Tecnológico, para auxílio à produção de videoaulas e utilização do ambiente virtual de aprendizagem.

A Dedd também passa a ter um conselho consultivo responsável por estabelecer as diretrizes da política de educação a distância e educação digital, composto por representantes da diretoria, dos programas e projetos vigentes e das pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pós-graduação (PRPG), de Extensão (Proex) e de Pesquisa (PRPQ).

“O conselho vai possibilitar a validação das ações da Dedd, considerando o impacto da educação a distância e da educação digital sobre o ensino, a pesquisa e a extensão da UFMG. Essa instância de diálogo cria uma via de mão dupla: poderemos levar as nossas demandas e também ouvir as demandas das pró-reitorias”, afirma Vilma Macagnan Carvalho.

Institucionalização
Outras ações foram reunidas sob o Programa de Institucionalização da Educação a Distância e Educação Digital: a oferta de seis novos cursos com temáticas relacionadas à educação digital; o projeto de webinários Conversas em rede: diálogos sobre educação digital, iniciado em maio, com o webinar Reflexões sobre inteligência artificial na EaD; a criação do Núcleo de Estudos em Educação a Distância e Educação Digital (Needed), cujas reuniões começarão em julho, e a criação do Laboratório de Educação Digital (LED).

A diretoria também planeja propor o desenvolvimento de um sistema que registre todas as atividades de educação a distância e digital promovidas na UFMG e disponibilizar os recursos educacionais no Repositório Institucional da UFMG.

“Reunir todas essas informações pode resultar em maior visibilidade, interna e externa, do conhecimento que temos produzido sobre educação a distância e educação digital. A UFMG sempre teve papel de protagonismo na inovação acadêmica. Agora, temos a oportunidade e todo o apoio do reitorado para assumir esse posto também na educação a distância e educação digital”, projeta Vilma.

Para mais informações, acesse a página web e o perfil da Dedd no Instagram

Setor de Comunicação da Diretoria de Educação e Educação Digital (Dedd/UFMG)