UFMG dá boas-vindas a 106 alunos e pesquisadores estrangeiros

Abertura da Semana de Orientação ao Estudante Internacional ocorreu na manhã de hoje

sadfad
Em conferência inaugural, o diretor da DRI, Aziz Saliba, destacou que o intercâmbio é uma das experiências mais marcantes da vida do estudanteMatheus Espíndola / UFMG

Na manhã desta segunda-feira, 30, o auditório do Instituto de Geociências (IGC) sediou a cerimônia de abertura da Semana de Orientação ao Estudante internacional, realizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG.

Em sua saudação aos alunos estrangeiros, o diretor da DRI, Aziz Tuffi Saliba, definiu o intercâmbio como uma das experiências mais importantes da vida do estudante. “A temporada em uma universidade estrangeira tem impacto enorme, pois nos proporciona intenso aprendizado cultural, linguístico, intelectual e pessoal. Espero que essa experiência seja para vocês tão profícua e rica quanto um dia foi para mim”, declarou.

Na primeira apresentação do evento, Saliba destacou que a UFMG é hoje uma das universidades mais bem conceituadas do país. Como acrescentou o professor, também enaltece a história da Instituição o fato de que cinco dos ex-presidentes da República chegaram a integrar, em algum momento, sua comunidade acadêmica. Além de Afonso Pena, um dos fundadores da Faculdade de Direito, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek, Pedro Aleixo e Tancredo Neves foram alunos de graduação da UFMG.

Aprendizado mútuo
Para a coordenadora do setor de proficiência da DRI, professora Climene Fernandes, os estudantes estrangeiros, enquanto aprendem com professores e colegas brasileiros na UFMG, também têm muito a acrescentar à Universidade. Depois de sondar sobre os idiomas nativos dos estudantes presentes no auditório, a professora informou que, na Faculdade de Letras (Fale), eles terão a oportunidade de cursar o português como língua adicional. Espanhol, inglês, francês, italiano, mandarim, alemão, holandês e dinamarquês foram mencionados pelos intercambistas como idiomas de origem.

O pró-reitor adjunto de Extensão, Paulo Sérgio Lopes, falou sobre as oportunidades de engajamento nos vários programas de extensão da UFMG, os quais definiu como mediadores da “relação transformadora entre a sociedade e a universidade”. O pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, por sua vez, destacou a hospitalidade mineira como um diferencial positivo com que os estudantes estrangeiros vão conviver na UFMG. “Espero que vocês gostem da nossa cidade e, além de construírem uma jornada acadêmica produtiva, tenham uma experiência social e cultural que fique marcada nas lembranças mais especiais de suas vidas”, desejou.

Os países que mais cederam estudantes para a UFMG nesse segundo semestre de 2018 foram Argentina (15), Colômbia (13), França (10) e Itália (10). Entre os cursos mais procurados, figuram Arquitetura e Urbanismo, com 11 intercambistas, e Medicina Veterinária, com 10. A programação da Semana segue até a quarta-feira, dia 1º.