Internacional

UFMG dá boas-vindas a 76 estudantes estrangeiros

Oriundos de 30 países, eles participam de atividades de recepção até sexta-feira, dia 3

Estudantes internacionais recém-admitidos na UFMG
Estudantes recém-chegados à UFMG posam com a diretora-adjunta de Relações Internacionais, Bárbara Orfanò, e o vice-reitor Alessandro MoreiraFoto: Foca Lisboa | UFMG

Setenta e seis estudantes estrangeiros recém-chegados à UFMG participam, até sexta-feira, dia 3, de atividades da Semana de Orientação do Estudante Internacional, organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

A abertura da recepção foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 1º, no auditório do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) e contou com a participação do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e da diretora-adjunta de Relações Internacionais, Bárbara Malveiro Orfanò.

No primeiro dia de recepção, os calouros oriundos de 30 países receberam informações sobre oportunidades acadêmicas, como a oferta da disciplina Português como Língua Adicional (PLA), coordenada pelo professor Henrique Leroy, da Faculdade de Letras, e sobre o programa de voluntariado internacional da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do qual os intercambistas podem atuar em órgãos públicos do município. Os estudantes também assistiram a um concerto do coral da Faculdade de Letras.

A coordenadora do setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, fez uma breve apresentação da UFMG, com apoio das bolsistas Júlia Cerqueira e Luísa Perini, e as informações administrativas foram repassadas pela equipe do Setor de Admissão Internacional, coordenada por Cristiane Xavier, com a colaboração das bolsistas Rachel Marques e Edimila Cunha.

Campus tour
O segundo dia de recepção (quinta, 2) prevê a realização de um campus tour, caminhada pelo campus Pampulha que inclui paradas nas unidades acadêmicas, nos Centros de Atividades Didáticas (CADs) e nos Restaurantes Universitários (RUs), além de visita guiada ao Jardim Mandala, espaço de convivência na Faculdade de Educação.

O encerramento será no dia 3 de março, com atividades de interação cultural e encontro dos intercambistas e dos discentes do Pré-PEC-G (Programa de Estudantes – Convênio de Graduação) com seus padrinhos e madrinhas da comunidade acadêmica da UFMG, selecionados pelo Programa de Apadrinhamento da DRI.

Com Assessoria de Comunicação da DRI