Internacional

UFMG é a terceira universidade do Brasil e a quinta da AL em avaliação internacional

Instituição está entre as 500 melhores no Ranking de Shanghai e se destaca em áreas como veterinária, alimentos e odontologia

Escola de Veterinária, no campus Pampulha: área de destaque para a UFMG no Ranking de Shangai Foto: Junia Mortimer | Flickr (CC BY-NC 2.0)

O Ranking de Shanghai divulgou, na última semana, a edição 2023 de sua classificação das melhores universidades do mundo. A UFMG manteve a posição de anos anteriores: está na faixa das 401-500 mais bem classificadas (juntamente com outras duas brasileiras, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Campinas). É a terceira instituição mais bem posicionada no Brasil e a quinta na América  Latina.

A área em que a UFMG registrou melhor desempenho relativo foi a das ciências veterinárias, na qual figura entre as 100 melhores do mundo. Outras áreas em que aparece com destaque são ciência e tecnologia de alimentos (151-200), odontologia (151-200), medicina (201-300), ciências biológicas (301-400), saúde pública (301-400), ecologia (401-500) e engenharias e ciência da computação (401-500).

"Conquistamos mais uma vez resultados importantes, que confirmam a vocação da UFMG para a liderança acadêmica e destaque internacional, com sua produção vasta, qualificada, abrangente e socialmente relevante", afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, ressaltando que a UFMG foi capaz de manter desempenho de alto nível mesmo durante a pandemia de covid-19 e enfrentando sucessivos cortes orçamentários.

O professor Dawisson Belém Lopes, assessor da Reitoria para a área de governança de dados, que analisou os resultados da UFMG, observa que o Ranking de Shangai é pioneiro entre as classificações internacionais de universidades e se baseia em indicadores mais convencionais de produção científica, como artigos, citações e prêmios acadêmicos.

Impacto da pesquisa e relevância social
Criado em 2003, o Academic Ranking of World Universities, uma das classificações produzidas pelo Shanghai Ranking, considera as instituições que têm um Prêmio Nobel, a Medalha Fields, pesquisadores muito citados ou artigos publicados na Nature ou na Science.

Outro critério de inclusão é a quantidade significativa de artigos indexados pela Science Citation Index-Expanded (SCIE) e pela Social Science Citation Index (SSCI). Mais de 2.500 universidades são avaliadas, e as 1 mil mais bem classificadas têm suas classificações divulgadas.
Ao descrever a UFMG, o Ranking de Shanghai ressalta que se trata de um dos grandes centros de excelência no Brasil tanto no campo acadêmico-científico quanto no da formação profissional. O texto destaca os altos indicadores de qualidade dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da Universidade e o compromisso com o impacto cada vez mais amplo de sua pesquisa e a crescente relevância social de suas atividades acadêmicas.