UFMG e BH devem ampliar cooperação, avaliam Sandra Goulart e Gabriel Azevedo
Encontro com o vereador, que preside a Câmara Municipal, é o segundo da série com pré-candidatos à Prefeitura da capital mineira
Belo Horizonte deve se valer da expertise da UFMG para incrementar seu processo de formulação de políticas públicas, qualificar professores e desenvolver tecnologias nos campos da mobilidade e da habitação. Essas são algumas áreas em que a cooperação entre a Universidade e a cidade pode ser intensificada, na avaliação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e do vereador Gabriel Azevedo (MDB), pré-candidato à Prefeitura da capital mineira. Os dois se reuniram nesta quarta-feira, dia 29, na Reitoria para discutir problemas e soluções para a cidade, dando sequência à série de encontros que começou no início de maio com a visita do ex-vice-governador Paulo Brant.
Em sua conversa com a reitora, Azevedo disse considerar fundamental a participação da Universidade na estruturação, em parceria com a Prefeitura, de um centro de políticas urbanas, nos moldes do Center for London – que estuda soluções para problemas críticos da capital do Reino Unido –, no desenvolvimento de tecnologia para a substituição dos atuais coletivos por uma frota de ônibus elétricos e na preparação permanente de professores da rede municipal. O vereador também avalia que a UFMG pode contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias de construção, reduzindo a dependência das estruturas de alvenaria.
A reitora Sandra Goulart afirmou que vários projetos em andamento na UFMG podem convergir com as ideias do vereador Azevedo. Como exemplo, ela citou as pesquisas com veículos elétricos desenvolvidas na Escola de Engenharia. Em relação à capacitação de professores, destacou a criação de um espaço de formação continuada de professores do ensino básico em parceria com secretarias de educação e com outras universidades sediadas em Minas, com o suporte do educador português António Nóvoa, que acaba de assumir cátedra dedicada ao tema. E no terreno da formação de mão de obra, Sandra Goulart informou sobre os esforços da Universidade para aumentar o número de vagas ofertadas pelo Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (Cipmoi), direcionado exatamente para a construção civil. Trata-se do mais antigo projeto de extensão da UFMG, que exerce enorme impacto na qualificação de trabalhadores da cidade. “Conseguimos neste ano aumentar o número de vagas para 200 e estamos trabalhando para ampliá-las ainda mais”, afirmou a reitora.
Preocupação e integração
A realização da prova da Stock Car também foi tema de pauta da reunião. Sandra Goulart voltou a destacar que não é contra a realização da corrida, mas o local escolhido não é adequado. Ela reforçou que os prejuízos serão muito grandes, inclusive para os animais atendidos e residentes no Hospital Veterinário, localizado a 50 metros do circuito que está sendo construído para a prova. O vereador Gabriel Azevedo avalia que o processo de definição do local não foi conduzido da forma adequada. “A UFMG e a comunidade da Pampulha deveriam ter sido ouvidas”, opinou.
Sandra Goulart e Gabriel Azevedo se debruçaram sobre o mapa do campus Pampulha e vislumbraram possibilidades de ampliar sua conexão com o entorno. O vereador sustenta que o bairro São Francisco poderia ser transformado em um polo de empreendedorismo e de atração de empresas de tecnologia de ponta e moradias. A reitora Sandra Goulart, por sua vez, argumentou que um polo em tecnologia em saúde está sendo formado no entorno do Parque Tecnológico de Belo Horizonte com a construção do Centro Nacional de Vacinas (CN-Vacinas), com o projeto de transferência da sede da Fiocruz Minas para o próprio BH-TEC e com a implantação de hospital da Fundação São Francisco Xavier, no prédio da Usiminas.
Trajetória
Gabriel Sousa Marques de Azevedo, 38, é vereador em segundo mandato e atualmente preside a Câmara Municipal de BH. É mestre em Direito e professor de Direito Constitucional, Teoria da Constituição e Teoria Geral do Estado, além de jornalista e publicitário. Também é pós-graduado em competitividade global pela McDonough School of Business, da Georgetown University, e mestre em Cidades na London School of Economics and Political Science.