Institucional

UFMG e Fundep lançam projeto que vislumbra o futuro das ciências e das tecnologias

Objetivo é discutir cenários plausíveis tendo o ano de 2040 como horizonte; evento será realizado nesta terça, dia 14

Detalhe de equipamento do Laboratório de Espectrometria Raman, do Departamento de Física da UFMG
Detalhe de equipamento do Laboratório de Espectrometria Raman, do Departamento de Física da UFMG Lucas Braga | UFMG

Como imaginar possíveis cenários para 2040 sabendo que a única certeza sobre o futuro é a incerteza e que tantas previsões anteriores falharam? É com essa proposição que a UFMG, por meio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) lançam o projeto Cenários das ciências e tecnologias no Brasil. A iniciativa objetiva construir quatro cenários plausíveis para as ciências e tecnologias em 2040.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida vê a iniciativa como um grande desafio para a comunidade científica brasileira. “Estamos falando de futuro, e não existe futuro sem ciência e tecnologia de ponta. Nosso sistema de ciência e tecnologia ganhou relevância internacional neste século, mas, infelizmente, vem sendo ameaçado nos últimos anos com sucessivos cortes orçamentários. Daí a importância do projeto Cenários, que põe a ciência no centro da agenda de desenvolvimento do país. Precisamos delinear horizontes para essa área, e isso envolve questões como financiamento, inserção internacional, formação de recursos humanos, entre outras”, propõe a reitora.

O professor Martín Ravetti, diretor da Fundep, explica que a intenção é provocar reflexões “que desafiem nossos paradigmas e transcendam o senso atual de realidade". À medida que levantamos perspectivas plurais, criamos um ambiente favorável àquilo que queremos construir”, diz.

O projeto será lançado nesta terça-feira, dia 14, a partir das 16h30, com programação que será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube. Os convidados vão compartilhar seus conhecimentos associados a tecnologias, consciências e sociedades. Uma performance artística vai explorar manifestações estéticas e literárias da discussão. “A arte nos afeta de várias maneiras. Mas uma delas é a educação dos sentidos. Quem aprende a perceber, olhar e escutar seu ambiente criativamente será certamente um agente na transformação de um horizonte mais amplo, fecundo, inventivo e, claro, com muito mais beleza”, ressalta a professora Patricia Franca-Huchet, da Escola de Belas Artes e residente do IEAT.

O lançamento reunirá a reitora Sandra Goulart Almeida, o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez, o presidente do IEAT, Estevam Las Casas, o diretor da Fundep, Martín Ravetti, os residentes do IEAT Patricia Franca-Huchet, Maria Fernanda Repolês e Alfredo Gontijo, a egressa da UFMG e fundadora do Instituto Amuta, Marcelle Xavier, o escritor Jacques Fux e o artista Odilon Esteves. A condução será feita por Thaís Simões, da Fundep, e por Marcelo Cardoso, da consultoria Chie, especializada em cenários. As inscrições para o evento devem ser feitas por meio deste formulário.

Escuta
Para chegar à construção dos futuros possíveis para as ciências e tecnologias em 2040, a metodologia formulada prevê a escuta dos interessados em participar da discussão por meio de formulário próprio. A ideia é coletar histórias sobre futuros imaginados, apreender como as pessoas narram esses futuros e compreender os elementos principais. Os interessados poderão registrar suas percepções neste formulário.

Na etapa seguinte, serão realizados dois workshops para convidados que trabalharão as incertezas e as essências das narrativas dos participantes. Ao fim, toda a trajetória e os resultados do projeto darão forma a quatro cenários das ciências e tecnologias no Brasil.

Leia mais sobre a iniciativa no site do projeto.

Com Assessoria de Comunicação da Fundep