Lazer e esporte

UFMG e Ministério da Cidadania renovam parceria para formação de atletas paralímpicos

Convênio foi assinado no Centro de Treinamento Esportivo pela reitora Sandra Goulart Almeida e pelo ministro Ronaldo Bento

Observada pelo ministro, a reitora Sandra Goulart Almeida assina o convênio
Observada pelo ministro Ronaldo Bento, a reitora Sandra Goulart Almeida assina o convênio Raphaella Dias | UFMG

O convênio firmado entre a UFMG e o Ministério da Cidadania para a formação de atletas e desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência foi renovado nesta terça-feira, dia 28, em cerimônia realizada no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), com a presença do ministro Ronaldo Bento e da reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

“O Brasil é referência no esporte paralímpico, e a UFMG se orgulha de contribuir com isso”, afirmou Sandra Goulart, durante a cerimônia. Ela destacou a abrangência do projeto olímpico e paralímpico baseado no CTE que atende cerca de 600 atletas, enquanto os projetos Segundo Tempo (para crianças de 3 a 6 anos) e o Segundo Tempo Universitário (para adultos) contemplam cerca de 300 pessoas. Dirigindo-se à plateia, formada por atletas e seus familiares que acompanhavam a cerimônia, a reitora acrescentou que a UFMG trabalha para atender as demandas da sociedade. “Esse tipo de iniciativa demonstra a competência acadêmica com uma visão de futuro. Investir em vocês é investir no futuro. Esperamos que esse seja o início de uma grande parceria e que ela possa se estender também para o governo do estado e para os municípios”, afirmou.

O ministro Ronaldo Bento agradeceu à UFMG pela dedicação ao projeto de formação de atletas. “Participar desse processo é um sonho. É ver o resultado de um trabalho sério desenvolvido por seus professores. Assim como a UFMG está de portas abertas, o Ministério da Cidadania e o governo federal também estão de portas abertas para tocar juntos, a quatro mãos, programas tão exitosos que fazem a diferença como os que vemos aqui”, avaliou.

Autoridades circulam na pista de atletismo do CTE
Autoridades caminham na pista de atletismo do CTE, de padrão internacionalRaphaella Dias | UFMG

Inclusão
Em sua visita a Belo Horizonte, o ministro da Cidadania também firmou parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para ampliar o Programa TEAtivo, que pretende alcançar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito de 35 centros de referência. Em fase piloto, o projeto vem sendo implementado em Goiânia e no município de Tanguá, no Rio de Janeiro. Cada unidade atende cerca de 300 pessoas.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, que assinou  o acordo com o Ministério da Cidadania, destacou que o projeto é mais um passo para ampliar o caráter inclusivo do esporte. “Quando surgiu, o esporte era uma atividade que cultuava o mais forte e o mais alto, seguindo certos parâmetros de perfeição. Felizmente, isso tem mudado, e a inclusão está cada vez mais associada ao alto rendimento”, destacou Conrado, que foi bicampeão mundial e paralímpico de Fut5 e chegou a ser eleito o melhor jogador do mundo na modalidade. O presidente do CPB também anunciou que até 2024 o Brasil passará a contar com 62 centros de referência na formação de atletas paralímpicos e definiu o CTE da UFMG como “um espelho” para essa rede.

A cerimônia também reuniu o secretário nacional de Paradesporto, José Antônio Guedes Dantas, os deputados federais Marcelo Álvaro Antônio, Marcelo Aro e Antônio Pinheiro Neto, o Pinheirinho, e a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. A UFMG foi representada também pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, pelo diretor do CTE, Sérgio Teixeira da Fonseca, pelo diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Gustavo Côrtes, além de professores, treinadores e atletas.

O grupo percorreu as instalações do CTE, que reúne, entre outros equipamentos, uma pista de atletismo com nove raias, certificada com o mais elevado grau de qualidade, e uma piscina de oito raias, aquecida e com sistema de borda infinita, considerada uma das melhores da América Latina.

Atletas treinam na piscina olímpica de borda infinita
Atletas treinam na piscina de borda infinita Raphaella Dias | UFMG