UFMG e rede australiana estudam ampliar cooperação

Universidade pretende formalizar acordo para enviar estudantes à Austrália por meio do Programa Minas Mundi

Delegação australiana foi recebida no gabinete do reitor em exercício, José Márcio Nogueira (centro)
Delegação australiana foi recebida pelo reitor em exercício, José Marcos Nogueira (centro), e equipeFoca Lisboa / UFMG

A UFMG recebeu, nesta terça-feira, 19, a visita da delegação da Australian Technology Network of Universities (ATN), chefiada por Alec Webb, analista sênior de pesquisa do grupo. Durante o encontro, foram discutidas parcerias estratégicas e novas possibilidades de colaboração entre as universidades da rede e a UFMG.

Segundo Alec Webb, as semelhanças entre Brasil e Austrália apontam para o sucesso de futuras parcerias entre universidades dos dois países. “Queremos estreitar as relações na área tecnológica, além de discutir possibilidades de colaboração na graduação. Brasil e Austrália são muito similares em termos de cultura, sustentabilidade, energia e mineração. Há muitos brasileiros na Austrália e muitos australianos no Brasil; precisamos trabalhar em cooperação”, afirmou.

A diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG, Deise Dutra, destacou que a Universidade já mantém acordo específico com a University of Technology Sydney (UTS), uma das integrantes do ATN. Trata-se do Key-Technology Partnership, estratégia de cooperação que visa à colaboração entre as duas universidades em projetos de pesquisa e publicações conjuntas, além da co-orientação de estudantes de doutorado.

“As universidades que recebemos hoje são muito fortes na área tecnológica. Queremos mapear grupos com os quais outros acordos de pesquisa possam ser firmados. Outro foco é criar convênios para intercâmbio de alunos de graduação. A UFMG nunca enviou alunos da graduação para a Austrália por meio do Minas Mundi, nosso programa de intercâmbio. Queremos que nossos alunos tenham novas oportunidades”, disse ela.

O reitor em exercício, José Marcos Nogueira, destacou os esforços da universidade em ações de internacionalização. “A UFMG tem a internacionalização como uma de suas metas, tanto na pesquisa quanto no ensino. Para isso, a cooperação com instituições de outros países é essencial para nós. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia não acontece sem estarmos inseridos no contexto global e isso só é possível por meio de acordos internacionais”, concluiu.

Participaram da reunião representantes da RMIT University, da Queensland University of Technology e da University of Technology Sydney.