Institucional

UFMG é terceira no Brasil e quarta na América Latina em ranking que mede impacto na web

O Webometrics Ranking of World Universities é iniciativa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas do governo espanhol

Ranking espanhol indica eficiência da presença das universidades em ambientes como as redes sociais
Ranking espanhol indica eficiência da presença das universidades em ambientes como as redes sociais Foto: Arquivo UFMG

A UFMG ocupa a terceira posição no Brasil e a quarta na América Latina no Webometrics Ranking of World Universities (primeira edição de 2023). A iniciativa considera o impacto da presença das instituições na web.

O ranking é produzido duas vezes por ano pelo Cybermetrics Lab, grupo vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), a maior instituição pública de fomento à pesquisa na Espanha.

Entre as universidades brasileiras, a UFMG aparece depois de USP e Unicamp, nessa ordem. Na lista da América Latina, a Universidad Autónoma de México ficou em segundo lugar. Na classificação mundial, a UFMG ficou na posição 265.

Os critérios de classificação do Ranking Web são visibilidade (impacto dos conteúdos publicados pelas instituições na web), com peso de 50%; transparência (número de citações de pesquisadores), com peso de 10%; excelência (número de artigos entre os 10% mais citados em cada uma das 27 disciplinas consideradas, em um período de cinco anos), com peso de 40%.

31 mil instituições, mais de 200 países
Os textos que descrevem a metodologia enfatizam que o Ranking Web não classifica os sites das universidades. Ele é, sim, um “ranking de universidades”, que utiliza indicadores tanto de métrica web como de métrica bibliográfica para avaliar as universidades.

O ranking, que começou a ser feito em 2004, abarca 31 mil instituições de mais de 200 países. Uma das motivações centrais do projeto é incentivar universidades e acadêmicos a buscar presença na web que reflita com a máxima fidelidade suas atividades e sua produção.