Coberturas especiais

UFMG Educativa celebra 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Programação terá entrevista, reportagem e leitura de artigos ao longo do dia

Declaração
Eleanor Roosevelt e o cartaz com a declaração: igualdade e liberdade de expressãoWikimedia Commons

A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos nesta segunda-feira, 10. O documento foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU no dia 10 de dezembro de 1948, com o objetivo de assegurar a dignidade de todos os seres humanos, por meio da defesa de valores como a liberdade de expressão, a igualdade e a não discriminação.

Para celebrar a data, a Rádio UFMG Educativa terá programação especial, que começa cedo, a partir das 8h, no programa Universo Literário. Lembrando as contribuições filosóficas de Antonio Candido sobre o assunto, a pesquisadora e coordenadora do Centro de Estudos Hannah Arendt, Laura Mascaro, vai falar sobre as relações entre literatura e direitos humanos. Às 10h, no Conexões, será veiculada entrevista com o intuito de reconstruir o contexto de criação da declaração e suas premissas.

No Jornal UFMG, às 12h30, uma reportagem vai esclarecer o que são os direitos humanos e por que eles têm sofrido tantas ameaças no Brasil e em outros lugares do mundo, especialmente nos últimos anos. A reportagem ouviu especialistas como a professora Camila Nicácio, coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG, e Ricardo Figueira, professor de Direitos Humanos no Brasil e Relações Internacionais da UFRJ .

Os 30 artigos que compõem a Declaração serão lidos ao longo da programação desta segunda-feira e continuarão a ser veiculados até o fim de dezembro.  

Ouça os três primeiros artigos da Declaração

A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada em 104,5 FM ou pela internet.