Institucional

UFMG Educativa conclui reformulação da grade com mudanças na programação noturna

Novidades que já contemplaram madrugadas, manhãs e tardes chegam também às noites da emissora a partir desta segunda-feira, 6 de outubro

Mudanças na programação celebram as duas décadas da Estação do Conhecimento
Mudanças na programação celebram as duas décadas da Estação do Conhecimento Foto: Rádio UFMG Educativa

A Rádio UFMG Educativa inicia nesta segunda-feira, 6 de outubro, a última fase da reformulação de sua grade de programação. As mudanças, que já contemplaram as madrugadas, manhãs e tardes da emissora, chegam agora também à faixa noturna. A reformulação da programação é uma das ações que marcam as comemorações dos 20 anos da UFMG Educativa, completados em 6 de setembro.  

As alterações começam já na noite de segunda-feira, às 20h, quando passa a ser veiculado ao vivo o Óbvio ululante. No mesmo horário, às terças, irá ao ar o Invasões bárbaras, e nas quartas estreia o Batuques de outrora, programa com o melhor do samba de outras épocas, apresentado por Nísio Teixeira. Às quintas e sextas, a faixa segue inalterada, com as exibições de Memofônica e Primeira parada.

De segunda a quinta-feira, na faixa das 21h, a novidade é a curadoria musical A hora do Brasil: Música preta brasileira. Ao longo de uma hora, serão veiculadas canções de artistas e grupos brasileiros formados por pessoas negras, destacando a riqueza cultural afro-brasileira. 

Na faixa das 22h, passam a ser transmitidos na segunda e na quinta-feira, respectivamente, Tropofonia e Marta cast, programa dedicado aos esportes femininos que estreia na programação. Nos demais dias, irão ao ar programas selecionados por meio da Chamada pública da Rádio UFMG Educativa. Na terça, Aldeias e quilombos, que valoriza o protagonismo das populações indígenas e quilombolas do Brasil; na quarta, Histórias vizinhas, que reúne sons que a gente ouve pelo caminho, mas não dá para escutar; na sexta, é a vez do Baile em pauta, que destaca a música periférica brasileira.

Na sequência, às 23h, completam a programação, de segunda a quinta, a Rede de rádios universitárias, com produções de outras emissoras de universidades brasileiras, com destaque para aquelas das federais do Rio Grande do Sul (Rádio UFRGS), de Ouro Preto (Rádio Ufop), do Tocantins (Rádio UFT) e de Goiás (Rádio UFG). Às sextas, a faixa será ocupada por outro programa que estreia na emissora, o Pista livre.

Fim de semana
Aos sábados, o horário das 19h, antes dedicado à reprise do tradicional Multimistura, passa a ser reservado à veiculação das edições inéditas do programa. Às 20h, estreia o Ghost note, cuja curadoria explora como a morte e o morrer aparecem em canções de diferentes épocas. 

Apresentado por Leo Oliveira, o Elektrônica segue às 21h, mantendo a presença da cultura DJ nos fins de semana da UFMG Educativa. Na sequência, a partir das 22h, estreia o Bagaça! Bagunça musical criativa. Com duas horas de duração, o programa apresentado por Renata Valentim reúne uma mistura de clássicos da música em um programa dedicado aos mashups.

As mudanças nos domingos começam após o Junto e mixado, que mantém o horário das 19h, com duas horas de duração. Na sequência, às 21h, estreia o Universo, astronomia no rádio. Na faixa das 22h, haverá outras duas estreias: Paisagem imaginária e Dispositivo. Complementando o horário até as 23h, serão veiculadas reprises do Aqui tem ciência e do Compasso latino. Fechando o domingo, às 23h, o Quinta estação segue apresentando o melhor da new age.

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM, na Região Metropolitana de Belo Horizonte) é uma mídia do Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A programação também pode ser ouvida pela internet.