Notícias Externas

Com podcast sobre vacina, UFMG Educativa vence prêmio de rádio universitário

Episódio sobre a importância da imunização foi reconhecido na área de divulgação científica; reportagem sobre união homoafetiva ficou em terceiro lugar em outra categoria

Episódio do
Episódio do 'Outra estação' sobre vacina ficou em primeiro lugar na categoria 'Divulgação científica'Rede Rubra

Pelo segundo ano consecutivo, a Rádio UFMG Educativa ficou em primeiro lugar na categoria Divulgação científica do Prêmio Rubra de Rádio Universitário, com o programa e podcast Outra estação. A iniciativa, da Associação das Rádios Universitárias do Brasil, tem o objetivo de mostrar à sociedade a relevância e a qualidade da produção radiofônica realizada no âmbito de emissoras de rádio e web rádios universitárias e de projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em universidades públicas, privadas, comunitárias ou confessionais brasileiras.

Intitulada Por que tomar a vacina? e veiculada em abril deste ano, a produção premiada, que apresentou oito motivos para a população não temer os imunizantes contra a covid-19, reuniu entrevistas de cinco especialistas de diferentes áreas da UFMG. A produção foi de Alicianne Gonçalves, Paula Alkmim e Breno Benevides (estagiário), com trabalhos técnicos de Breno Rodrigues.

União homoafetiva
A emissora também foi reconhecida com o terceiro lugar na categoria Reportagem especial com o episódio União estável homoafetiva completa 10 anos. Veiculada em maio deste ano, a reportagem faz um balanço das conquistas e desafios da comunidade LGBT+, uma década após o STF ter reconhecido a união estável entre pessoas do mesmo sexo. O programa contou histórias de casais homoafetivos e trouxe entrevistas com especialistas e organizações da sociedade civil. A produção do episódio foi de Tiago de Holanda, Arthur Bugre e Igor Costa (estagiário), também com trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. 

No ano passado, na primeira edição do Prêmio Rubra de Rádio Universitário, a emissora foi reconhecida em três categorias da premiação. O episódio Como trabalha a ciência ficou com o primeiro lugar na categoria Divulgação científica. Já o programa Pandemia compromete a saúde mental das mães conquistou o segundo lugar na categoria Podcast. Ainda em 2020, o episódio Como a covid-19 afeta populações tradicionais também ficou em segundo lugar na categoria Reportagem especial.

Terceira conquista do ano
O Prêmio Rubra de Rádio Universitário é a terceira conquista da UFMG Educativa neste ano, todas com o programa Outra estação. A emissora ficou em primeiro lugar na etapa estadual da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com o episódio Coronavírus pode levar ao fechamento dos pequenos negócios, e em segundo lugar no Prêmio CDL/BH de Jornalismo, com o episódio Como reerguer a economia de Minas.

Gerenciada pelo Centro de Comunicação (Cedecom UFMG), a emissora está no ar há 16 anos e já recebeu mais de 50 premiações nacionais e internacionais. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pelo site da emissora. Todos os episódios do programa Outra estação também podem ser ouvidos em aplicativos de podcast, como o Spotify.