UFMG firma acordos com UFMA e instituições de Moçambique

Em evento no Maranhão, reitora Sandra Goulart Almeida estabelecerá parcerias que visam fortalecer relações com a África lusófona

....
O Centro Pedagógico Paulo Freire abriga os eventos
UFMA / Divulgação

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, assinará, na noite desta terça-feira, 19, em São Luís, convênios de cooperação com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e três instituições de Moçambique: Universidade Púnguè, de Chimoio, Universidade Rovuma, de Nampula, e Universidade Pedagógica de Maputo. Os acordos constituem mais uma iniciativa da Universidade que visa ao fortalecimento da cooperação internacional no Hemisfério Sul.

Os convênios serão assinados na abertura do 2º Colóquio Internacional Políticas Antirracistas no Mundo e da 7ª Semana Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, que seguem até a próxima sexta-feira, 22, no Centro Pedagógico Paulo Freire, da UFMA.

A princípio de caráter geral – incluindo intercâmbios de pesquisadores e estudantes, pesquisas, cursos e publicações conjuntas, orientação de teses em cotutela e promoção de seminários –, os acordos serão refinados em breve pelas equipes das universidades, conforme necessidades e interesses das partes.

De acordo com a professora emérita Nilma Lino Gomes, vinculada à Faculdade da Educação da UFMG (FaE), que tem realizado atividades com professores da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Liesafro), da UFMA, as novas parcerias deverão alcançar o Centro de Estudos Africanos, as ações afirmativas e as formações transversais, entre outras instâncias da UFMG. “Este é um passo importante para o incremento das nossas relações com a África de língua portuguesa”, explica Nilma Lino Gomes.

Segundo o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Tuffi Saliba, há intenção de criar uma cátedra de estudos africanos com algumas universidades parceiras. "A cátedra nos propiciará colaboração consistente e duradoura, com contínuo intercâmbio técnico, científico e cultural", diz Saliba. Para ele, a celebração dos novos acordos é um marco nas relações com a África. A UFMG tem convênios vigentes com 14 instituições de seis países africanos.

Ensino e políticas públicas
O Colóquio Políticas Antirracistas no Mundo e a Semana em Estudos Africanos e Afro-brasileiros são promovidos pela Liesafro, pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e pelo Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Niesafro), da Universidade Federal do Maranhão. Alguns dos objetivos desses eventos são consolidar o diálogo com o continente africano, particularmente com Moçambique, reunir novos fundamentos epistemológicos para o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira, contribuir com a formulação de políticas públicas que efetivem a igualdade étnico-racial no Maranhão. O governador do estado, Flávio Dino, participará da abertura dos eventos.

Também nesta semana, está sendo realizado na UFMA o curso de formação continuada Educação para as relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.