Ensino

UFMG inicia atividades remotas da Educação de Jovens e Adultos

WhatsApp será uma das ferramentas utilizadas na alfabetização

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na UFMG será retomada hoje, 17 de agosto, com atividades pedagógicas remotas. Assim como todas as modalidades e níveis de ensino no país, a EJA teve que reinventar o processo de ensino-aprendizagem no formato remoto devido à pandemia da covid-19.   

"Inicialmente, usaremos o WhatsApp, com grupos já criados, para manter vivo o desejo de escolarização desses educandos, respeitando a diversidade de cada turma", esclarece a coordenadora do Proef-2 (6º ao 9º ano do ensino fundamental), Juliana Melo. "A matrícula de todos eles está garantida durante o isolamento social", afirma a professora do Centro Pedagógico, onde ocorrem também as aulas do Proemja (Ensino Médio).  

Em Belo Horizonte, quase um milhão de pessoas, 39% da população, têm o direito a escolarização, independentemente da idade, garantido na Constituição Federal de 1988. Entretanto, apenas 32.665 estão matriculadas, incluindo os 213 educandos na UFMG, que oferta a modalidade para jovens e adultos há mais de 30 anos. Os dados são do Censo Escolar 2019. 

"No contexto de exclusão social e digital, o processo de alfabetização terá que ser retomado, pois a maioria não domina os mecanismos digitais", destaca Analise de Jesus da Silva, professora da Faculdade de Educação, onde estão matriculados 17 alunos no Proef-1, que corresponde ao ensino fundamental (1º ao 5º ano).  

Em entrevista à TV UFMG, professores e alunos falam sobre o início das atividades remotas da EJA. 

Equipe: Soraya  Fideles (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Isabela Lisboa (edição de conteúdo)