Formas de Ingresso

UFMG inicia série de encontros públicos para discutir processos seletivos na graduação

Gestores da UFJF e da UnB apresentarão, nesta segunda, experiências de formas de ingresso em suas instituições, incluindo avaliação seriada

Sala interativa do curso de Medicina Veterinária
Estudantes em sala interativa da Mostra Sua UFMG: proposta deve fortalecer relação com o ensino básicoFoto: Raphaella Dias | UFMG

A UFMG promove nesta segunda-feira, 21 de agosto, a partir das 14h, uma mesa-redonda aberta à comunidade acadêmica sobre Experiências de processos de avaliação seriada para ingresso no ensino superior. O evento marca o início dos encontros públicos para discussão e avaliação de processos seletivos para a graduação da UFMG. O evento será realizado no auditório da Reitoria e dispensa inscrição prévia.

A abertura será feita pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e pelo pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Na ocasião, a Universidade conhecerá as experiências de processos seletivos adotados em duas universidades federais. Estarão presentes Cassiano Caon Amorim, pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Katiúscia Cristina Antunes Vargas, coordenadora-geral de Processos Seletivos da mesma instituição, e Diêgo Madureira de Oliveira, decano de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB).

"A UFMG tem tradição de promover cuidadosas autoavaliações de seus processos seletivos de ingresso na graduação para aprimorá-los e adequá-los às demandas da sociedade", afirma Sandra Goulart Almeida, resumindo o propósito da iniciativa. De 1970 até 2013, a UFMG preparava e aplicava seus próprios vestibulares. Em 2014, a universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exceção para cursos que demandam processos seletivos específicos, como os do campo das artes e três cursos de licenciatura: Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), Licenciatura em Educação no Campo (Lecampo) e Letras-Libras.

A mesa-redonda de segunda-feira é parte do cronograma e das diretrizes aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião realizada no dia 22 de junho, para avaliação e discussão sobre processos seletivos para a graduação na universidade. Os coordenadores de colegiados de cursos de graduação e os presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) foram convocados para participar do evento.

Construção coletiva
Uma possibilidade que será examinada é a adoção de uma avaliação seriada, em que os candidatos fariam exames ao fim de cada um dos três anos do ensino médio por meio de provas com questões discursivas e de múltipla escolha. A avaliação seriada poderia ser uma forma alternativa de seleção, convivendo com a modalidade atual, que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Instituições como a UFJF e UnB fazem uso de processos de avaliação seriada há mais de duas décadas. "Ao ouvir relatos dessas experiências, convidamos toda  a comunidade da UFMG a refletir e, coletivamente, construir uma proposta adequada à realidade e valores da nossa instituição e que nos possibilite fortalecer nossa articulação e nosso compromisso com a educação básica", afirma o pró-reitor Bruno Teixeira.

As etapas de discussão sobre os processos seletivos para a graduação da UFMG ocorrerão até o fim de 2023 e serão amplamente divulgadas. Serão criados grupos de trabalho sobre o tema, e a instituição planeja promover encontros como o de segunda-feira, além de audiências públicas. Além da comunidade universitária, representantes das redes de educação básica serão convidados a participar do processo.

Após as discussões, uma proposta de novas formas de ingressos será analisada pelo Cepe. Qualquer mudança na forma de entrada só poderá ser implementada após a aprovação da instância. Caso a proposta de avaliação seriada seja aprovada, os exames começariam a ser aplicados para alunos do primeiro ano do ensino médio não antes de dezembro de 2024. Assim, os primeiros estudantes selecionados por meio dessa nova forma ingressariam no início do ano letivo de 2027.

Leia mais: UFMG abre discussões de avaliação dos processos seletivos para a graduação

Alicianne Gonçalves