UFMG Jovem alia tecnologia à preocupação social

Feira será realizada nesta semana, no campus Pampulha; são esperados quatro mil visitantes

,,,,,,,,,,
Dispositivo auxilia no controle alimentarAcervo do projeto

Aplicativo desenvolvido por estudantes de uma escola pública busca prevenir suicídios e combater o jogo viral conhecido como Baleia azul. Outro aplicativo, acompanhado de protótipo de “geladeira inteligente”, ajuda no controle alimentar. Superfarinha enriquecida com frutas e verduras que seriam descartadas por sacolões combate a deficiência nutricional em idosos. Essas e outras 65 experiências científicas serão compartilhadas na 19ª edição da UFMG Jovem, agendada para a Praça de Serviços, no campus Pampulha, nos dias 26 e 27 de outubro.

Quatro mil visitantes deverão circular pela UFMG durante o evento, cujo tema é Ciência, tecnologia e matemática para o bem comum. “Queremos que os jovens e seus professores reflitam, estudem, inventem e inovem, estimulados por esse conceito [bem comum] tão importante, antigo e presente na ética, na religião, nas ciências sociais e também tão central na inovação tecnológica e na pesquisa científica”, afirma o professor Yurij Castelfranchi, titular da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG.

Neste ano, a feira está repleta de ­novidades, como o #ExploraUFMGJovem, espaço interativo que abrigará ­demonstrações, experiências e diálogos de divulgação científica. “Além da mostra de trabalhos das escolas da educação básica e das apresentações artísticas, o #ExploraUFMGJovem, organizado por alunos, docentes e técnicos, vai contemplar 20 projetos de pesquisa e extensão de diversas unidades”, antecipa a professora Débora d’Ávila Reis, coordenadora da UFMG Jovem.

A iniciativa é abordada em matéria do Boletim UFMG (edição 2.037).

Zirlene Lemos / Assessoria de Comunicação da Proex