UFMG Jovem é encerrada com premiação dos melhores trabalhos

Qualidade dos projetos foi destacada pelo diretor de Divulgação Científica

Alunos da Escola Estadual João Pinheiro, de Ituiutaba, ficaram com o primeiro lugar do ensino fundamental com o trabalho
Alunos da Escola Estadual João Pinheiro, de Ituiutaba, ficaram com o primeiro lugar no ensino fundamental com o trabalho "Efeitos dos agrotóxicos aplicados em canaviais nas culturas adjacentes" Zirlene Lemos / UFMG

Centenas de estudantes da educação básica pública e particular de Minas Gerais lotaram o auditório da Reitoria na tarde deste sábado, dia 27, para acompanhar a cerimônia de encerramento e premiação da 19ª UFMG Jovem. O evento expôs, desde ontem, 67 projetos dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas da educação básica de 28 municípios mineiros. Conheça os premiados. Nesta edição, a UFMG Jovem, promovida pela Diretoria de Divulgação Científica da UFMG (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão, teve como coordenadora a professora Débora d'Ávila Reis.

O  pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Sérgio Nascimento Lopes, agradeceu aos professores e, principalmente aos alunos, aos
quais nomeou como “os donos da festa”. "Nesses dois dias, tivemos a
oportunidade de interagir e aprender com esses professores e alunos da educação básica de Minas Gerais. Esse dia é marcante para vocês e, principalmente para a UFMG, pois nós, docentes e discentes de graduação, pudemos interagir com vocês e tenho certeza de que esses trabalhos vão impactar as escolas e as comunidades, minimizando as desigualdades e respeitando as diversidades", afirmou Nascimento.

No ensino médio, o melhor trabalho foi  'Leishmaniose: conhecer para prevenir', desenvolvido por alunos da Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos, de Sabará
No ensino médio, o melhor trabalho foi 'Leishmaniose: conhecer para prevenir', desenvolvido por alunos da Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos, de Sabará Zirlene Lemos / UFMG

O professor Yurij Castelfranchi, diretor de Divulgação Científica da UFMG, ressaltou a excelência dos trabalhos. "A escolha dos premiados foi muito sofrida para a comissão avaliadora.  Não que os trabalhos não premiados aqui não sejam bons. Nossos recursos para premiar é que são limitados”, ponderou o diretor, ressaltando que a Universidade vem se empenhando para abrir cada vez mais a UFMG à educação básica. “Isso deve acontecer não só nos dias da UFMG Jovem, mas com o uso cotidiano de nossos laboratórios e equipamentos científicos e orientação de nossos estudantes”, defendeu Castelfranchi.

Estudantes de escolas básicas de Minas Gerais acompanharam a premiação no auditório da Reitoria Zirlene Lemos / UFMG

A TV UFMG percorreu os estandes na Praça de Serviços e entrevistou autores de alguns trabalhos. Assista ao vídeo:

Zirlene Lemos / jornalista da Proex