Institucional

UFMG lança chamadas para auxílio financeiro e empréstimo de computadores a pós-graduandos

Objetivo é alcançar estudantes não contemplados em 2020; inscrições, já abertas, encerram-se em 14 de maio

Inclusão digital é o tema do UFMG Talks desta quinta-feira, dia 6 de agosto. Transmissão ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube
Notebooks a serem emprestados têm memória RAM de 4 Gb ou superior, HD com no mínimo 500 GB, tela de 14 polegadas ou mais e processador com no mínimo 1.7 GHzLucas Braga | UFMG

A UFMG publicou nesta segunda-feira, 19 de abril, duas chamadas com foco na inclusão digital dos seus estudantes de pós-graduação stricto sensu.

chamada conjunta PRAE/PRPG/FUMP 01/2021 prevê o empréstimo de notebooks para os pós-graduandos que não dispõem do equipamento. Por meio da chamada interna PRPG 05/2021, será concedido auxílio financeiro para aquisição de pacotes de dados de acesso à internet.

Os estudantes selecionados nas chamadas do ano passado que ainda não concluíram seus estudos não precisam se candidatar novamente: eles continuarão recebendo o auxílio e gozando do empréstimo normalmente neste ano.

As chamadas de 2021 são direcionadas a estudantes não contemplados nas chamadas do ano passado e pretendem alcançar dois públicos: os ingressantes de 2021 e os estudantes que já estavam na UFMG no ano passado, mas que tiveram alterada sua situação socioeconômica de lá para cá e passaram a precisar dos auxílios.

O prazo para candidatura é 14 de maio, e o resultado será anunciado em junho. A candidatura à primeira chamada (de empréstimo de computador) não é pré-requisito para a candidatura à segunda (de auxílio financeiro para aquisição de pacotes de internet).

Empréstimo de computadores
As candidaturas à chamada conjunta 01/2021, para empréstimo de computadores, devem ser encaminhadas pelos estudantes aos colegiados dos seus programas de pós-graduação por meio do formulário disponível no anexo.

Terão prioridade os estudantes posicionados socioeconomicamente nos níveis I, II e III da Fundação Mendes Pimentel (Fump), nessa ordem. Todos que quiserem se candidatar precisam ter um diagnóstico socioeconômico da Fump em vigor. Aqueles que não dispõem dessa avaliação devem solicitá-la por meio do preenchimento de questionário disponível no site da Fundação.

Na chamada deste ano, há 50 novos notebooks disponíveis para empréstimo. Como 12 discentes se candidataram à chamada em 2020 (todos foram contemplados), é provável que o quantitativo disponível para este ano seja suficiente para atender a todos os novos solicitantes.

Os notebooks a serem emprestados têm memória RAM de 4 GB ou superior, HD com no mínimo 500 GB, tela de 14 polegadas ou mais e processador com no mínimo 1.7 GHz. Eles são fruto de licitação pública coordenada pela Pró-reitoria de Administração em 2020, por meio da qual a UFMG escolheu uma empresa para alugar esses equipamentos para empréstimo.

“Desde o início da pandemia, a UFMG tem se esforçado para fornecer condições de acesso remoto a seus estudantes, por meio de chamadas de auxílio à inclusão digital e empréstimo de notebooks”, lembra a professora Silvia Alencar, pró-reitora adjunta de Pós-graduação. “Essas medidas visam diminuir a desigualdade digital na comunidade estudantil e serão mantidas enquanto durar o ensino remoto emergencial", acrescenta.

A chamada conjunta 01/2021 é resultado de esforço da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Auxílio para pacotes de dados
Custeada com recursos próprios da PRPG, a chamada interna 05/2021, que oferta auxílio financeiro para compra de pacotes de internet, é também resultado de uma parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

As candidaturas devem ser encaminhadas pelos alunos aos colegiados dos seus programas por meio do formulário disponível no anexo da chamada, no qual o próprio aluno deverá apresentar uma justificativa para a necessidade de receber o auxílio. Podem concorrer discentes de mestrado e doutorado que não recebem bolsa de estudos.

Os aprovados receberão auxílio mensal de até R$ 100 para contratação de acesso regular à internet. “No ano passado, a UFMG empregou, em média, R$ 2.800 mensais  para atender a aproximadamente 28 estudantes”, informa Silvia Alencar.

Antes de se candidatar a qualquer uma das chamadas, o candidato deverá preencher o questionário socioeconômico da Fump para encaminhar o comprovante no ato de sua candidatura. Também nesta chamada de auxílio financeiro, terão prioridade os estudantes posicionados socioeconomicamente nos níveis I, II e III da Fump, nessa ordem.

Ewerton Martins Ribeiro