UFMG lança edital unificado de mobilidade internacional

Oportunidades são para estudantes de graduação; mais de 200 instituições ao redor do mundo mantêm convênios com a Universidade

Campus da Universidade de Arizona, uma das ofertadas pelo programa Minas Mundi
Campus da Universidade de Arizona, nos EUA, uma das que mantêm convênio com o Minas Mundi Divulgação / Arizona Public Media

A UFMG abre nesta terça, 11, processo seletivo para ofertas de vagas para os Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional, que promovem o intercâmbio científico e cultural com instituições estrangeiras parceiras. Por meio deles, os estudantes de graduação terão uma experiência acadêmica internacional, que será registrada em seu currículo e histórico escolar. As inscrições devem ser realizadas até 30 de junho no portal MinhaUFMG, pelo link Programas de Mobilidade Internacional da DRI – UFMG.

O edital concentra a oferta de vagas oferecidas pelos programas de mobilidade acadêmica internacional gerenciados na UFMG pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI): Minas Mundi, Escala Estudantil da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados (Marca) e Santander Ibero-americana, além de outras oportunidades que eventualmente surgirão com validade e abrangência para o ano de 2020.

Vagas
O número de vagas será informado ao longo do processo no site da DRI. Isso se deve ao fato de que as instituições estrangeiras estabelecem diferentes datas para divulgação das vagas ofertadas e recebimento de candidaturas. Podem se inscrever estudantes com vínculo ativo na UFMG, durante os períodos de inscrição e de mobilidade.

Os selecionados ficarão isentos do pagamento de taxas acadêmicas na instituição de destino, mas devem arcar com as despesas relativas à mobilidade internacional, como emissão de passaporte, obtenção de permissão de permanência no país, seguro-saúde, hospedagem, alimentação, transporte e outras despesas eventuais.

Leitura pública do edital será feita na segunda-feira, 17 de junho, às 12h, e na terça, 18 de junho, às 18h, no auditório A102 do CAD2, campus Pampulha.