Institucional

UFMG lança site que alerta sobre os impactos da Stock Car na Pampulha

Conteúdos publicados na página fundamentam a oposição da Universidade à realização da corrida no entorno do campus

Placa indicativa do Hospital Veterinário, uma das unidades mais sensíveis aos impactos da prova
Placa indicativa do Hospital Veterinário, uma das unidades mais sensíveis aos impactos da prova Foto: Raphaella Dias | UFMG

Em artigo publicado no início desta semana no blog do jornalista Juca Kfouri, no Portal Uol, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o diretor da Escola de Arquitetura, Maurício Campomori, refletem sobre os impactos e prejuízos que a realização da prova da Stock Car, prevista para agosto, no entorno do campus Pampulha, trará para as atividades acadêmicas da UFMG. O artigo, cuja versão ampliada foi publicada no Portal UFMG, é um dos conteúdos que figuram no site stockcarnaufmgnao/, que acaba de ser lançado pela Universidade.

A página é um repositório que reúne notícias publicadas no próprio Portal da UFMG, notas à comunidade que expressam o posicionamento oficial da instituição sobre a realização do evento no entorno do campus Pampulha, reportagens e entrevistas concedidas pela reitora Sandra Goulart Almeida a veículos de comunicação.

Atualizações
O site será alimentado periodicamente com atualizações sobre as ações da UFMG, desdobramentos do processo e informações sobre as unidades mais sensíveis aos impactos da prova, como a Escola e o Hospital Veterinário, a Estação Ecológica, o biotério, o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE).

A reitora Sandra Goulart Almeida reitera que a UFMG não é contra a realização da Stock Car em Minas Gerais e tem ciência das projeções sobre os ganhos econômicos que o evento proporcionará para a cidade. “Mas eles não podem se sobrepor e muito menos justificar os enormes sacrifícios que serão impostos à nossa comunidade, ao cotidiano da população do entorno e ao próprio ecossistema da Pampulha, incluindo aí os animais atendidos no Hospital Veterinário e toda a fauna no nosso campus”, afirma a reitora.