Ensino

UFMG oferta oficinas a distância para aprimorar processos de ensino-aprendizagem

Atividades são abertas a estudantes e professores

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página do GIZ
Inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página do GIZ Raphaella Dias / UFMG

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) está oferecendo cursos, oficinas, ambientes de apoio e formação a distância para estudantes e professores da UFMG. As atividades são destinadas à absorção e aprimoramento de tecnologias e metodologias na mediação dos processos de ensino-aprendizagem. O projeto é resultado de uma articulação institucional da Prograd, por meio da Diretoria de Inovação e Metodologias no Ensino (GIZ) e do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Para os estudantes de graduação, estão abertas as inscrições para a oficina on-line de Organização do tempo, com carga horária de 15 horas. Ao todo, serão três ofertas com 100 vagas cada. A primeira será ministrada a partir da próxima segunda-feira, 18 de maio, a segunda, a partir de 1º de junho, e a última, a partir de 22 de junho. A atividade utilizará fóruns, quizzes e outras ferramentas com o objetivo de promover reflexão sobre o uso do tempo na vida de cada um. Os participantes terão direito à emissão de certificado.

Docência
Também estão disponíveis três atividades on-line com carga horária de 15 horas cada para os docentes. Entre elas, uma oficina instrutiva sobre o Moodle. Serão três ofertas do curso, com 100 vagas cada. A primeira será de 18 de maio a 7 de junho, a segunda, de 22 de junho a 13 de julho, e a terceira, de 3 a 24 agosto. Também com três períodos de oferta e nesses mesmos prazos, serão ministradas outras duas oficinas: Como os estudantes aprendem? e Recursos educacionais. Cada atividade terá 25 vagas por período de oferta.

Além disso, no Minha ufmg, há um ambiente, disponível permanentemente, em que os professores podem ter acesso a tutoriais sobre o Moodle, com suporte técnico da DTI, e um canal de interação por meio de feedback.

Mais informações podem ser obtidas no site do GIZ.

Daniel Silveira