UFMG participa de escavações arqueológicas na Grécia

Trabalho deu origem a uma exposição de fotografias na Embaixada do Brasil em Atenas

Desde 2016, estudantes voluntários da UFMG participam de escavações arqueológicas, dirigidas pelo arqueólogo Yannos Kourayos, na ilha grega de Despótiko, que integra o arquipélago das Ilhas Cíclades, no mar Egeu. Esse trabalho é parte do projeto Tocando o passado, liderado pelas professoras Maria Cecília Coelho, do Departamento de Filosofia da UFMG, e Érica Angliker, membro científico da escavação de Despótiko e pesquisadora no Institute of Classical Studies/School of Advanced Study, da Universidade de Londres.

A dupla comanda expedições pedagógicas ao sítio, realizadas por estudantes de artes, filosofia, letras e história. Um dos principais ambientes de pesquisa é o Santuário de Apolo, descoberto há 20 anos, que reúne pesquisadores de diversas áreas de estudo e de várias partes do mundo dedicados à sua reconstrução.

Como desdobramento da escavação, a embaixada brasileira em Atenas abrigou uma exposição, que chegará ao Brasil neste ano, com fotografias e relatos dos voluntários brasileiros. Conheça o trabalho desenvolvido na Grécia:

Ficha técnica

Entrevistados: Maria Cecília Coelho, professora do Departamento de Filosofia da UFMG, e Rafael Silva, doutorando em Letras pela UFMG
Equipe: Leonardo Milagres (produção), Artur Horta e Yves Vieira (reportagem), Ângelo Araújo e Christophe Anagnostopoulos (imagens feitas por drone), Marcelo Duarte (edição de imagens), Luciana Julião (edição de conteúdo).

Maria Cecília Coelho, prof. depto. Filosofia – UFMG; Rafael Silva, doutorando Letras – UFMG.

Equipe:

Leonardo Milagres (produção), Artur Horta e Yves Vieira (reportagem), Ângelo Araújo e Christophe Anagnostopoulos - drone (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens), Luciana Julião (edição de conteúdo).