Internacional

UFMG passa a sediar cátedra de direitos humanos do Grupo Montevidéu

Objetivo é fortalecer redes de cooperação entre as universidades nesse campo de atuação

O primeiro encontro da cátedra, realizado em setembro, contou com a participação da pró-reitora Claudia Mayorga e do professor Dirceu Greco (primeiro à direita na parte baixa da tela), da Faculdade de Medicina
O primeiro encontro da cátedra, realizado em setembro, contou com a participação da pró-reitora Claudia Mayorga e do professor Dirceu Greco (primeiro à direita na parte baixa da tela), da Faculdade de Medicina Reprodução

A UFMG foi escolhida para sediar a Cátedra Aberta de Direitos Humanos, instância vinculada à Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Integrante da cátedra desde o lançamento, em outubro de 2019, a Universidade tem atuado ativamente em ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo reflexões aprofundadas e influenciando as políticas públicas nos países do grupo.

A escolha foi feita pelo comitê acadêmico da Cátedra de Direitos Humanos, rede que congrega, além da UFMG, universidades públicas da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. “As universidades públicas da América do Sul são fundamentais para o exercício de uma reflexão contundente nesse campo. Nossa proposta é fortalecer o trabalho em rede e as cooperações entre nossas instituições visando à promoção da cultura dos direitos humanos, da paz e do bem-estar entre os povos”, destaca a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, atual coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM.

Para a pró-reitora, a cátedra tem “perspectiva itinerante”, o que significa que suas atividades não estão concentradas em uma universidade. “A ideia é fortalecer a articulação com vistas ao desenvolvimento de ações simultâneas, garantindo, assim, efeito multiplicador”, diz a coordenadora, acrescentando que a iniciativa também não ficará restrita ao universo acadêmico e buscará se aproximar de organismos de defesa dos direitos humanos, como os que lidam com as questões de refugiados e de mulheres. “Não podemos perder de vista que a América Latina ainda é uma região marcada por desigualdades e graves violações de direitos humanos", sustenta. 

Atividade inaugural
A primeira atividade da UFMG como sede da Cátedra será nesta quarta, dia 9 de dezembro, a partir das 10h. A Universidade participará do 2º Encontro da Cátedra Aberta de Diretos Humanos: direitos humanos em tempos de pandemia, com transmissão ao vivo pelo canal da Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, no YouTube.

Com o tema Violência institucional, a programação prevê duas mesas de discussão, uma sobre a violência das forças de segurança e outra sobre o aprofundamento da violência contra grupos em situação de vulnerabilidade. O evento reunirá especialistas de universidades da Argentina, do Brasil, do Chile, do Uruguai e do Paraguai. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário eletrônico.

Programação

10h (abertura)
Enrique Mamarella, presidente da AUGM, reitor da Universidad Nacional del Litoral (UNL/Argentina)
Claudia Mayorga, coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM/UFMG
Roberto Vicente, diretor do Programa de Direitos Humanos da UNL/Argentina

10h30h – 12h30h
Mesa 1 – Violência institucional das forças de segurança
Máximo Sozzo, diretor do Programa Delito e Sociedade (Universidad
Nacional del Litoral (ANL/Argentina)
Esteban Rodríguez Alzueta (Universidad Nacional de Quilmes/Argentina)
Olga Espinoza (Universidad de Chile)
Moderadora: Estefanía Barboza (Universidade Federal do Paraná)

15h – 17h
Mesa 2 – Aprofundamento da violência institucional contra grupos em situação de vulnerabilidade
Elena Fonseca (ONGs Cotidiano Mujer/Uruguai)
Miguel Vargas (Universidad de Itapua/Paraguai)
Artionka Capiberibe (Universidade Estadual de Campinas)
Moderador: Claudio Nash (Universidad de Chile)

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da AUGM.

Com Assessoria de Comunicação da Proex