Ensino

UFMG promove live para esclarecer dúvidas sobre o Enade

Evento, que será realizado no dia 29, é aberto a concluintes inscritos na edição 2022

Alunos em sala de aula na UFMG: Enade avalia rendimento dos concluintes de cursos de graduação
Alunos em sala de aula na UFMG: Enade avalia rendimento dos concluintes de cursos de graduação Foto: Foca Lisboa | UFMG

Dúvidas sobre a edição 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serão esclarecidas em evento virtual que a Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG promoverá no dia 29 de setembro, das 17h às 18h, no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

O evento é aberto a estudantes da UFMG inscritos no Exame – aqueles que estão concluindo os cursos de Administração (dos campi Pampulha e Montes Claros), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Econômicas Internacionais e Turismo.

A atividade ocorrerá em duas etapas: na primeira, serão prestados esclarecimentos sobre processos, formato da prova e importância da participação para o aluno, para o curso e para a instituição. Na sequência, dúvidas serão esclarecidas pelo chat da transmissão.

O Exame
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos em suas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos graduandos em relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também da avaliação de cursos de graduação e da avaliação institucional. Juntos, formam o tripé que possibilita conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Na última avaliação do Conceito Enade, referente a 2021, mais de 80% dos cursos de graduação da UFMG registraram avanços em suas notas. Nenhum dos 25 cursos avaliados nesta edição teve queda de desempenho.