Internacional

UFMG promove, nesta semana, primeira mostra de internacionalização

Realizado pela Diretoria de Relações Internacionais, evento tem início nesta terça, 16, com atividades no campus Pampulha

Campus Pampulha recebe atividades com foco em mobilidade internacional e internacionalização da Universidade
Campus Pampulha recebe atividades com foco em mobilidade e internacionalização da Universidade Foto: Lucas Braga | UFMG

Fomentar a inserção global da Universidade é o foco da 1ª Mostra de Internacionalização da UFMG, que se inicia nesta terça-feira, 16 de maio, e segue até a sexta-feira, 19. Realizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o evento busca promover oportunidades de mobilidade acadêmica internacional e proporcionar diálogos e compartilhamento de experiências a estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a fim de expandir concepções de mundo e estreitar as relações entre as áreas do conhecimento. 

A Mostra de Internacionalização da UFMG será sediada no campus Pampulha, com atividades no Auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2) e na Praça de Serviços. A programação é composta de sete atividades associadas às práticas acadêmicas e culturais. 

Na sexta, 19, das 13h às 15h, será realizado workshop on-line destinado exclusivamente a estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, localizado no campus Montes Claros. 

Também integram a programação da Mostra a Feira da UFMG: produtos artesanais e agricultura familiar, organizada pelo Departamento de Gestão Ambiental, e a feira Cio da terra, organizada pelo Coletivo de Mulheres Migrantes.

Atividades
Na terça, 16, terá início o Workshop de Mobilidade Internacional, oportunidade em que serão apresentados os programas de intercâmbio no exterior. A atividade, das 9h às 11h e das 14h às 16h, é destinada a estudantes regulares de graduação da UFMG que têm interesse em fazer mobilidade internacional por meio do edital unificado, que recebe inscrições até 16 de maio. O workshop terá também palestra sobre o Programa da Rede Andifes IsF, que trata da política linguística da UFMG, e ações de formação para internacionalização que serão desenvolvidas com a comunidade acadêmica. 

O workshop terá sequência na quarta-feira, 17, nos mesmos horários, com apresentação do quadro de avaliação de documentos do edital unificado e orientações sobre as inscrições, além de relatos de experiências de mobilidade feitos por estudantes da UFMG convidados pelo Setor de Mobilidade da DRI. Também será realizada, nesse dia, oficina do Projeto Pró-imigrantes, que abordará o funcionamento do programa e seus principais objetivos. A atividade incluirá ainda apresentação sobre a língua crioula, explorando suas origens, principais influências, países falantes, estrutura básica, vocabulário, contextualização cultural e curiosidades. 

Plantão do intercâmbio
Na quinta-feira, 18, haverá a Exposição de internacionalização, que consistirá em um plantão coletivo para esclarecer dúvidas sobre oportunidades de intercâmbio. A atividade será das 9h30 às 11h30 e das 12h30 às 14h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Nesse dia, também haverá concurso de culinária (das 10h às 12h) e show de talentos (das 15h às 16h), a fim de promover o contato intercultural entre as comunidades brasileira e estrangeira, por meio de sabores e apresentações artísticas. 

A programação pode ser consultada neste arquivo. Outras informações relativas à mobilidade e internacionalização podem ser acessadas no site da DRI.

Com Setor de Comunicação da Diretoria de Relações Internacionais