UFMG recebe evento sobre clubes de leitura em bibliotecas e espaços públicos

Roda de conversa pretende promover discussão sobre: história e formação dos clubes de leitura, mediação da leitura e formação do leitor

Incentivo à cultura: clubes de leitura em espaços públicos
Incentivo à cultura: clubes de leitura em espaços públicos Foto: PBH

Ao longo da história, a relação das pessoas com os livros passou por altos e baixos. Exemplo disso foi a proibição de jornalistas mulheres participarem de um evento de literatura nos Estados Unidos, em 1868, por causa de seu gênero. Depois do ocorrido, uma das jornalistas fundou um clube de mulheres para estudos e leituras. A iniciativa foi pioneira e inspirou muitas outras que surgiram depois.

Nesta sexta-feira, 30, a Biblioteca Central da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627) sedia o evento Clubes de leitura em bibliotecas escolares e espaços públicos. A roda de conversa pretende promover discussão acerca da história e da formação dos clubes de leitura, da mediação da leitura e da formação do leitor.

As bibliotecárias Flávia Ferreira Abreu (mestre em Ciência da Informação e servidora no Setor de Referência da Biblioteca Central da UFMG) e Jéssica Patrícia Silva Sá (da Biblioteca Pública de Santa Luzia e doutora em Ciência da Informação) vão relatar suas experiências em clubes de leitura em bibliotecas escolares e espaços públicos.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, Flávia Ferreira Abreu falou sobre o tema e o evento desta noite.

Ouça a conversa com Jaiane Souza

Produção de Giulliana Santos e Jaiane Souza, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael