Saúde

UFMG recebe homenagem de Caeté por testes de covid para pesquisa

Prefeitura entrega hoje ao professor Vasco Azevedo, do ICB, a Comenda da Solidariedade; projeto testou 1.400 pessoas no município

Equipe de coleta em Caeté:
Equipe de coleta em Caeté: testes de saliva e RT-PCRAcervo da pesquisa

O professor Vasco Azevedo, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, recebe na tarde de hoje (segunda, 14), da Prefeitura de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Comenda da Solidariedade, em cerimônia que celebra os 308 anos de fundação da cidade.

A homenagem ao docente é uma forma de agradecimento à Universidade por ter testado 1.400 moradores da cidade para covid-19, em 2021. Os testes foram parte de pesquisa sobre a utilização da saliva no diagnóstico da infecção. O estudo promoveu 4.600 testes, somando o RT-PCR e o de saliva, com o objetivo de comparar os resultados e validar a alternativa em investigação. Os resultados estão em processo de análise na Anvisa, que recomendou ajustes e novos experimentos.

A pesquisa envolveu também presidiários, funcionários de casa de acolhimento de crianças, moradores de uma favela, servidores e funcionários terceirizados da UFMG. Estudantes de iniciação científica participaram da empreitada; para isso, foram treinados e vacinados.

As análises das amostras foram feitas pelo Laboratório de Genética Celular e Molecular, coordenado por Vasco Azevedo, pelo Laboratório de Pesquisa Integrativa (ambos do ICB), pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina, e pelo Laboratório de Pesquisa em Biomarcadores (Linbio), da Faculdade Farmácia.

O teste da saliva foi desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e o projeto de pesquisa reúne 13 universidades públicas das cinco regiões do país.