UFMG recebe requerimentos para reopção de curso a partir de segunda, dia 27

Prazo para protocolar pedidos termina no dia 3 de junho; modalidade é destinada a estudante que ingressou na Universidade por meio do Sisu ou do Vestibular

Estudantes da UFMG no CAD1, campus Pampulha
Estudantes da UFMG em corredor do CAD1, campus Pampulha Foto: Foca Lisboa | UFMG

Estudantes da UFMG que desejam concorrer a vagas remanescentes do primeiro período letivo de 2024, na modalidade de reopção de curso, com ingresso no segundo período, devem protocolar seus requerimentos a partir desta segunda-feira, dia 27. O quadro com as vagas disponíveis pode ser consultado no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), onde também estão reunidas as demais informações sobre o processo. O prazo termina na outra segunda-feira, 3 de junho.

Procedimentos para o requerimento, condições, documentação exigida e cronograma do processo, entre outras informações, estão descritos neste regulamento. Conforme orienta o documento, o estudante, antes de peticionar o requerimento, deve procurar o coordenador de seu curso para dar ciência de sua intenção e obter informações necessárias para fundamentar sua decisão.

Os candidatos também devem procurar os colegiados de destino para obter informações sobre os cursos que preveem provas específicas e entrevistas como critérios para seleção e classificação.

O resultado será divulgado até 24 de junho na página do DRCA. O registro acadêmico será feito automaticamente pelo mesmo órgão no dia 2 de agosto. A matrícula em disciplinas deverá ser requerida junto ao colegiado do curso de destino em 13 de agosto.

A modalidade
Reopção é uma modalidade de preenchimento de vagas remanescentes destinada ao estudante da UFMG matriculado em curso de graduação no qual tenha ingressado com base em sua classificação em processo seletivo (Sisu ou vestibular) para vagas iniciais e deseja mudar para outro curso de graduação da UFMG, observando-se a disponibilidade de vagas e as condições necessárias exigidas para seu preenchimento. A reopção só pode ser concedida uma única vez durante a permanência do discente na Universidade.